O problema não é o risco, é querer agravá-lo

As autoridades econômicas se comportam como se quisessem uma surpresa.

Francisco Louçã 14 fev 2019, 14:16

Riscos há sempre e recessões também, tão certo como os impostos. Teremos uma nos próximos anos e a Europa é particularmente vulnerável. A Itália já está em recessão técnica desde o segundo semestre de 2018 e a Alemanha escapou por pouco, mas reduz a sua expectativa de crescimento para cerca de 1% em 2019 e andará por perto — se não houver nenhuma surpresa. A finança está com medo: o índice das principais cotações do S&P caiu 14% no último trimestre de 2018. Ora, a surpresa é que as autoridades económicas se comportam como se quisessem uma surpresa.

Um Trump à solta

Com o protecionismo, Trump começou a quebrar algumas das promessas da globalização, particularmente as que exploravam debilidades do sistema produtivo do seu país, mesmo que não seja certo que tenha alternativas. Mas o mais importante é que começou a usar como arma política o seu controlo do sistema de pagamentos internacionais, o Swift. Desse modo, obrigou empresas europeias a desistirem de contratos no Irão, ameaçando-as de proibir o seu acesso à rede de pagamentos e, agora, está a estrangular a Venezuela e a atacar a China. Esse controlo é a mais poderosa arma de destruição económica do mundo. Para ficar com o petróleo e a água basta controlar as transferências internacionais, como descobriu um deleitado Trump. O botão é dele.

A proibição de a ZTE chinesa conduzir negócios com empresas dos EUA ou a perseguição à Huawei, que é um braço do Governo chinês (e não são todas?), pela concorrência no mercado do 5G, indicam por onde vai esta guerra. A China pode retaliar (por exemplo, bloqueou a compra de uma empresa holandesa, a NXP, pela gigante Qualcomm) e já tem recursos para substituir tecnologia importada, mas o efeito colateral é que o investimento direto estrangeiro mundial caiu 20% em 2018 e pode continuar a ser um fator de contração.

Alguns economistas argumentam que, mesmo assim, o sector em maior expansão, o do digital, salvará a economia mundial da recessão. Estão enganados. As vendas externas totais das mil maiores empresas digitais norte-americanas andam pelo 1% das exportações mundiais. O brilhante Facebook tem vendas externas iguais à da Mondelez, uma empresa média fabricante de biscoitos nos EUA. O valor nas bolsas pode enganar, a Alibaba vale mais do que as 700 maiores empresas industriais chinesas, mas é por aí que começará o susto.

Ficar sentado

Com o ‘Brexit’ em reta final, com eleições europeias para fazer da próxima Comissão outro susto, com o fim do mandato de Draghi no BCE, os riscos políticos acentuam-se na Europa. Mas os económicos não são menores. O sustentado superavit da Alemanha significa que, no abrandamento ou na recessão, as autoridades desse país nunca abdicarão nem dos salários baixos que sustentam estas exportações nem do uso do euro como subordinação dos países deficitários. Por construção, isto é a receita do desastre. Além disso, com juros tão baixos, a margem para a política monetária é minúscula.

A contradição é esta: os salários baixos (caíram 0,2% nos EUA em 2018 e estão estagnados há duas décadas na Alemanha), limitam a procura interna. Mas a disciplina social é mais importante para os decisores. Eles querem uma recessão. Farão tudo por isso e são eficazes.

Artigo publicado no jornal “Expresso” de 2 de fevereiro de 2019. Reprodução da versão publicada pelo Esquerda.net.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!