A MP 873 exige uma resposta para além das ações jurídicas

A medida do governo Bolsonaro tira a liberdade dos trabalhadores decidirem coletivamente, através de assembleia, o financiamento do seu sindicato.

Etevaldo Souza Teixeira 9 mar 2019, 18:30

A Medida Provisória nº 873/2019, é um ataque frontal a organização dos trabalhadores, isto é, é uma arbitrariedade institucional do Presidente da República Jair Bolsonaro contra os sindicatos para dificultar a resistência, a mobilização e organização dos trabalhadores. É preciso dar uma resposta para além das ações jurídicas que a OAB e outras entidades e partidos realizarão através de ADI’s (Ação Direta de Inconstitucionalidade). Os trabalhadores devem exigir dos sindicatos reuniões nos locais de trabalho, plenárias nos sindicatos e assembleias para organizar um verdadeiro levante.

Os trabalhadores, que com muita razão estão desconfiados de suas direções sindicais. No entanto, devem exigir dos sindicatos ações mais enérgicas contra as políticas retrógadas e reacionárias do governo Bolsonaro. A hora é de debater os efeitos nefastos da Reforma Trabalhista e preparar o enfrentamento a Reforma da Previdência, e a MP 873/2019.

Os sindicatos existem para impulsionar a luta de seus trabalhadores. Por sua vez, os trabalhadores sustentam seus sindicatos para conquistarem melhores condições de trabalho e salário. Para tanto, as direções dos sindicatos devem ter credibilidade e conquistar a confiança de sua categoria.

A MP tira a liberdade dos trabalhadores decidirem coletivamente através de assembleia, a forma de contribuição e financiamento com seu sindicato.

A proposta impõe um retrocesso, ao exigir autorização individual expressa e por escrito para que seja feito um boleto bancário e encaminhado para casa dos trabalhadores. Isto é uma afronta e uso de má fé, para deslegitimar uma anuência e autorização do desconto em folha de pagamento concedido pelos trabalhadores.

A OAB, escritórios de advocacia, centrais sindicais e partidos como o PSOL, apontam corretamente que essa MP é inconstitucional, seja quanto ao aspecto formal, ou seja no aspecto material. O presidente da república, em que pese, o questionamento se está suas plenas faculdades mentais para exercer o cargo, utiliza-se de um expediente para estrangular economicamente as entidades sindicais.

A medida é insustentável diante dos fundamentos da constituição, revelando-se uma violação a princípio da liberdade e autonomia sindical e o direito de organização. O artigo 8º, IV da CF/1988 autoriza expressamente o desconto em folha de pagamento a contribuição confederativa, condicionado a aprovação em assembleia. No mesmo sentido, o artigo 240 da Lei 8.112/1990 prevê a garantia do desconto das mensalidades e contribuições, desde que definidas em assembleia geral, desta maneira poderá haver o desconto em folha de pagamento.

As centrais sindicais e os sindicatos devem organizar um levante nacional. Os motivos para construir unitariamente uma mobilização que impeça o retrocesso e avance em conquistas:

Contra a arbitrariedade! #Ele não!

Contra a MP 873! Por Sindicatos democráticos e de luta!

Contra a Reforma da Previdência! Por uma Aposentadoria Digna!

Contra a retirada de direitos! Queremos mais emprego e mais salário!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!