Deputada Luciana Genro lança Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Popular Digna

A Frente vai atuar em defesa da regularização das ocupações.

Luciana Genro 23 abr 2019, 18:14

A deputada estadual Luciana Genro, do PSOL, lançou na noite desta quarta-feira (17/04) a Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Popular Digna. A atividade ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa. 

A Frente vai atuar em defesa da regularização das ocupações, da garantia de condições dignas de moradia e na luta contra os processos de reintegração de posse que ameaçam o direito de morar de quem não tem condições financeiras de pagar os altos preços dos aluguéis. 

“É preciso investir em políticas públicas para a área da habitação, com ações concretas para garantir a moradia digna a quem precisa. Vamos fazer reuniões com os integrantes das ocupações para levantarmos as demandas coletivas e individuais de cada uma delas. E vamos cobrar do governo do Estado e do município o apoio para tratarmos das situações apontadas”, destacou a deputada Luciana Genro. 

O déficit habitacional no RS é de 350 mil moradias. O secretário estadual de Obras e Habitação, José Luiz Stédile, a defensora pública Isabel Wexel e diretor do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB), Mário Marchesan também participaram do lançamento da Frente. 

Estiveram presentes o Conselho Regional de Luta pela Moradia Popular, representando pelo coordenador, Juliano Fripp, e representantes e moradores de pelo menos 30 ocupações de Porto Alegre, da Grande Porto Alegre e de outros municípios do RS. Uma delas foi a Vila Ipe-São Borja, que tem 25 anos de história na Capital. A presidente da Associação da Vila Ipe-São Borja, Helena Cristina Borges, aproveitou a instalação da Frente para entregar os documentos de regularização da Vila e agradeceu ao acompanhamento da deputada Luciana Genro.

Participaram ainda do lançamento o coordenador da ONG Acesso – Cidadania e Direitos Humanos, Jacques Alfonsin; o Coordenador do ; a especialista em cooperativas Adriana Fontoura, e representante do gabinete do vereador Roberto Robaina, do PSOL – Robaina também é vice-presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara da Municipal de Porto Alegre-; o deputado Rodrigo Maroni, do Podemos, um dos 19 parlamentares que assinaram a criação da Frente; a arquiteta Claudia Favaro; a representante do Movimento dos trabalhadores Sem Teto (MTST), Claudia Ávila; o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS), Rafael Bastos; e a advogada Clarice Zanini.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão