Lava Jato cobra sua primeira vítima mortal no Peru

Ex-presidente peruano cometeu suicídio.

Tito Prado 26 abr 2019, 15:26

Vítima de si mesmo, o ex-presidente Alan García Pérez se tirou a vida de um balaço na cabeça. Justamente o contrário do que sustenta a imprensa nacional e a direita neoliberal no país, García Pérez nem é um mártir da democracia nem seu gesto último pode ser identificado como um ato de honra. 

Quando as evidências entristecedoras apontavam contra ele como “patrão do mal” em uma horripilante meada de corrupção que comprometia a seus mais próximos colaboradores, García optou pela fuga novamente, esta vez, sem ingresso de retorno. Antes o tinha tentado solicitando asilo na embaixada do Uruguai logo depois de tocar as portas da Costa Rica e Colômbia.

O áspero intento por desbaratar os processos judiciais anticorrupção dos que chiam contra os fiscais que cumprindo seu dever vão fechando o círculo da mega corrupção, não pode passar. Não devemos deixar que se imponha a IMPUNIDADE ante graves delitos que abrangem a quase toda a classe política tradicional. Dois ex-presidentes presos (Fujimori e PPK), a gente fugido (Toledo), outro processado (Humala) e o quinto morto por mão própria, põem ao Peru ante os olhos do mundo como um país inviável, infestado de autoridades corruptas que coludidas com as grandes multinacionais não duvidam em roubar à mãos enche via comissione que permitem às grandes corporações estrangeiras e nacionais hipotecar os interesses do país ainda sabendo que com isso estão fechando as portas ao desenvolvimento.

Possivelmente García Pérez pôde ir antes ao cárcere se não se amparou na prescrição dos delitos em seu primeiro governo. Todos os processos por crímenes de lesa humanidade ficaram truncos. A massacre das penitenciárias, Cayara, Accomarca, Bagua e muitos mais ficarão por sempre associados a seu nome. Faenones como o trem elétrico, os dólares MUC, os Mirage, os petroaudios, os narcoindultos serão matéria de estudo por várias gerações para mostrar como comprava e vendia o poder judicial em todos esses anos em que o Apra gozava de boa saúde.

Ainda agora, que a dor embarga à família cabe perguntar-se o que será da fortuna mau havida à sombra do poder, porque de uma coisa estamos seguros, a dança de milhões que provadamente foram parar a seus colaboradores mais próximos, dificilmente será recuperada.

Com o Alan García Pérez se fecha um capítulo da história, sua esteira está muito longe dos anos primitivos do Apra quando se propunham enfrentar ao imperialismo, nacionalizar terras e indústrias, unir a América Latina. Pelo contrário a Aliança do Pacífico que se formou sob seu governo foi usada para dividir a nossos países e facilitar os planos imperialistas de USA.
Se tivermos chegado a este ponto onde os corruptos estão todos fazendo fila ante os tribunais é porque há um povo que não deixou de tomar em suas mãos a luta contra a corrupção. Esta é a maior garantia e possivelmente a única de que se vá até o final. 

Os fiscais tem que seguir fazendo seu trabalho e a justiça tem que chegar a todos os que se emprestaram para esses negociados sob a mesa que favoreceram sempre às multinacionais. Lhe chama modelo neoliberal, a mãe do cordeiro neste festim de empresários coludidos com o Estado para fazer do bota de cano longo chamado o Peru. Basta já!!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão