Lembrar a ditadura para lutar contra as ameaças atuais

Cinquenta e cinco anos depois do golpe militar vemos novamente a ameaça da extrema direita contra a democracia no Brasil.

Bruno Magalhães 1 abr 2019, 19:22

Cinquenta e cinco anos depois do golpe militar vemos novamente a ameaça da extrema direita contra a democracia no Brasil. A derrubada do presidente João Goulart em 1964 iniciou uma longa ditadura que retirou direitos democráticos, exilou, torturou e executou adversários políticos para barrar reformas sociais os anseios por reformas sociais apresentados durante o governo do então presidente.

A perseguição chegou a diversas esferas da política e atingiu inclusive setores da direita. As cassações de direitos, os exílios e as eliminações físicas de políticos, artistas, ativistas e militantes marcaram as duas décadas de violência e retrocesso enfrentadas no país, influenciando negativamente a vida em todos os aspectos.

Os trabalhadores foram os mais atingidos, com suas lideranças perseguidas e o impedimento de se organizarem de forma autônoma. A repressão da ditadura contra toda forma de organização desmantelou importantes espaços de luta e transformou os sindicatos em órgãos completamente ligados ao governo, acabando com sua autonomia e combatividade. Não por acaso, a derrubada da ditadura foi fruto da organização dos trabalhadores tanto combatidos pelos militares e seus empresários apoiadores.

Ao contrário do que é dito pela extrema-direita, a ditadura militar foi um regime violento e corrupto, uma forma de governo sem nenhuma transparência que prendia e assassinava seus críticos nas mais diversas áreas. Os sucessivos Atos Institucionais decretados pelos militares acabaram com quaisquer direitos ou garantias legais e culminaram com o total controle da sociedade, que escolhiam inclusive governadores, prefeitos e parlamentares sem a realização de eleições.

Hoje nos deparamos com o perigo representado por Bolsonaro, presidente que defende abertamente o regime de 1964 em todos os seus aspectos, inclusive na prática de tortura. Suas declarações em defesa de notórios torturadores, como Carlos Brilhante Ustra, e sua movimentação em defesa da comemoração pública do golpe militar demonstram o grande problema políticos enfrentado pelo Brasil atualmente.

Esta posição abertamente reacionário choca inclusive fora do país, como no recente caso das críticas do presidente do Chile, o conservador Sebastián Pinera, aos elogios de Bolsonaro ao ditador chileno Augusto Pinochet. Sua retórica contra a democracia e em prol da violência acirra ainda mais a violência estatal de um país já extremamente violento como o nosso.

Seus ataques aos trabalhadores estão neste contexto. A proposta de Reforma da Previdência, que restringe direitos essenciais como a aposentadoria e outros benefícios, é parte desse programa político de exploração. A perseguição realizada pelo governo Bolsonaro contra os sindicatos também é parte disso, buscando impedir a organização dos trabalhadores justamente no momento que procura aprovar mudanças que retiram direitos.

Neste momento difícil para os trabalhadores brasileiros, lembrar da opressão da ditadura militar e da resistência do povo é muito importante para resistirmos aos novos ataques e construirmos uma resposta conjunta contra as propostas reacionárias e violentas da extrema-direita. Continuamos em luta e não nos esqueceremos!

Ditadura nunca mais!

Artigo originalmente publicado no site do Mover!.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão