PSOL apoia a luta internacional dos trabalhadores do Uber e de outros aplicativos
A Secretaria de Relações Internacionais do PSOL se solidariza com os trabalhadores de aplicativos de todo mundo.
Hoje acontece em diversos países ao redor do mundo a greve internacional de trabalhadores e trabalhadoras da Uber e de outros aplicativos de transporte de passageiros. Marcada no mesmo dia em que a Uber realiza sua oferta pública de ações na Bolsa de Valores de Nova York, esta greve internacional representa um importante movimento desta categoria com relações trabalhistas tão precarizadas.
A enorme valorização das empresas de aplicativos de transporte de passageiros ocorreu sem a devida valorização do trabalho daqueles que constroem está riqueza. Enquanto estas empresas lucram, os motoristas recebem cada vez menos e incorporam diversos custos crescentes em sua atividade, como impostos e o preço dos combustíveis, sem receber uma remuneração adequada.
Além disso, estes trabalhadores e trabalhadoras estão suscetíveis a todo tipo de problema de segurança e de saúde diretamente relacionados com sua função, mas não possuem qualquer garantia trabalhista da parte das empresas. A extrema precarização, reflexo da enorme oferta de mão de obra gerada pelo desemprego, leva pais e mães de família a submissão perante estas empresas sem qualquer tipo de garantia.
A Secretaria de Relações Internacionais do PSOL se solidariza com os trabalhadores de aplicativos de todo mundo e se compromete a atuar em defesa desta categoria através de seus militantes e parlamentares. Nossos mandatos e instâncias estão à disposição desta luta. Força aos motoristas de aplicativos, estamos juntos!