Assange é vítima de “tortura psicológica”, diz especialista da ONU

O fundador do Wikileaks preso em Inglaterra foi examinado pelo especialista da ONU em matéria de tortura, que confirmou o tratamento cruel a que foi exposto nos últimos anos de exílio.

Esquerda.net 10 jun 2019, 16:03

Para o Relator Especial da ONU sobre tortura, não restam dúvidas de que Julian Assange “foi deliberadamente exposto ao longo de um período de vários anos a formas cada vez mais graves de tratamento e castigo cruel, desumano ou degradante, cujos efeitos cumulativos só podem ser descritos como tortura psicológica”.

Nils Melzer acrescentou(link is external) que nos seus 20 anos de trabalho com vítimas de guerra, violência e perseguição política, “nunca vi um grupo de Estados democráticos se juntarem para deliberadamente isolar, demonizar e abusar de um único indivíduo por um período de tempo tão longo e com tão pouco respeito pela dignidade humana e o estado de direito”. Por isso, conclui, “a perseguição coletiva a Julian Assange deve acabar aqui e agora!”, em vez de continuar do outro lado do Atlântico, caso seja aceite o pedido de extradição para os Estados Unidos.

“A minha preocupação mais urgente é que nos Estados Unidos o Sr. Assange seja exposto a um risco verdadeiro de violações graves dos seus direitos humanos, incluindo a liberdade de expressão, o direito a um julgamento justo e a proibição de tortura e outro tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante”, afirmou Nils Melzer, após visitar Assange na prisão, acompanhado por dois médicos especialistas.

Melzer afirma ainda que nos últimos nove anos, Julian Assange foi alvo de abusos “persistentes e cada vez mais severos, desde a perseguição judicial sistemática ao confinamento na embaixada do Equador, o isolamento, assédio e vigilância no interior da embaixada, passando pela ridicularização coletiva deliberada, os insultos e a humilhação, até à instigação declarada de violência e apelos reiterados ao seu assassinato”, prosseguiu o relator espacial da ONU.

Em resultado dessa experiência, Melzer diz que é óbvio que a saúde de Assange foi gravemente afetada pelo “ambiente extremamente hostil” a que esteve exposto por muitos anos, com o fundador do Wikileaks a mostrar “todos os sintomas típicos da exposição prolongada à tortura psicológica, incluindo stress extremo, ansiedade crónica e trauma psicológico intenso”.

Artigo publicado pelo Esquerda.net.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão