Apresentação da Revista Movimento n. 13

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro.

Thiago Aguiar 9 jul 2019, 00:44

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Como temos afirmado nas formulações de nossa corrente, o esgotamento da Nova República e a gravíssima crise econômica combinam-se, vinculando-se às tendências internacionais. Iniciamos este número com um dossiê, para o qual também convidamos alguns de nossos aliados, destinado à reflexão sobre o lugar do PSOL e dos socialistas nesse cenário complexo. Qual o lugar do partido na reorganização política em curso, após o golpe parlamentar e a experiência interrompida das massas com o lulismo? Como preservar a conquista representada pela fundação do PSOL e seguir a luta por um projeto independente para a classe trabalhadora e o povo brasileiro? De que modo combater as pressões oportunistas e o rebaixamento programático? Qual o lugar da esquerda anticapitalista do PSOL?

Estas e outras questões estão presentes nas análises e entrevistas realizadas com dirigentes partidários do Movimento Esquerda Socialista e nossos aliados. O dossiê, aberto por artigo de Luciana Genro e Roberto Robaina, conta com contribuições de Leandro Recife, secretário-geral do PSOL e dirigente da organização Trabalhadores na Luta Socialista, Fernando Carneiro, dirigente nacional do PSOL e da corrente Ação Popular Socialista e Mariana Conti, vereadora de Campinas e dirigente da corrente Primeiro de Maio.

Na sequência, seguimos as discussões nacionais, com as análises de Rosa Maria Marques sobre a política econômica do governo Bolsonaro, a reforma da previdência e as manifestações contra os cortes. O deputado federal David Miranda (PSOL-RJ), por sua vez, concede entrevista sobre as revelações de The Intercept sobre o papel de Sérgio Moro e de procuradores da força-tarefa da operação Lava Jato no direcionamento político das investigações e na interferência na eleição de 2018, favorecendo a vitória de Bolsonaro ao retirar Lula da disputa. Na sequência, Camila Souza analisa as manifestações da juventude em 15 e 30 de maio contra os cortes na educação e Carla Zanella trata do genocídio da população negra e dos desafios de organização da negritude.

Marcando duas importantes efemérides, publicamos artigo de Israel Dutra sobre os cem anos da escola Bauhaus, o manifesto de sua fundação escrito por Walter Gropius e um artigo de Bruno Zaidan relembrando o cinquentenário da batalha de Stonewall que marcou história da luta por direitos LGBTs no mundo. Finalizando este volume, publicamos na seção de documentos a tese elaborada pelas mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Esperamos que esta edição contribua com debates fundamentais para as discussões sobre os 20 anos do Movimento Esquerda Socialista, que abriremos nos próximos meses.

Boa leitura!

Compre a revista aqui!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão