Todo apoio às mobilizações de Hong Kong

Nós do PSOL nos solidarizamos com a juventude em luta na região autônoma de Hong Kong.

Executiva Nacional do PSOL 1 ago 2019, 12:32


Nos últimos dois meses a população de Hong Kong tem ocupado às ruas da região chinesa semi-autônoma em enormes manifestações em defesa dos direitos civis, enfrentando tanto a dura repressão policial como a violência de gangues ligadas à máfia supostamente apoiadas pelo governo. As mobilizações começaram em resposta à proposição de uma nova lei que permitiria a extradição de cidadãos da ilha para a China continental, uma óbvia manobra legal que aumentaria a perseguição contra ativistas  a partir da ameaça de extradição para o governo de Pequim.

Mesmo após o governo ter dito que o projeto estava “morto”, as manifestações continuam, exigindo sua retirada forma da agenda do LegCo (parlamento local). Elas são compostas majoritariamente por jovens que lutam por liberdades democráticas, como o direito à livre expressão e organização política, o não processamento dos manifestantes detidos, a eleição democrática do governo local e contra o aumento da influência do governo chinês continental na região autônoma.

Esta é a maior crise política de Hong Kong desde que deixou de ser uma colônia britânica e retrata o atual impasse vivido dentro do modelo “um país, dois sistemas”, afetando a ditadura em um contexto inédito desde o Massacre da Praça da Paz Celestial em 1989 e que pode se combinar também com processos de luta e mobilização também  na China continental. Apesar da dificuldade de acesso à informação e da falta de credibilidade dos dados oficiais, os duros ataques da imprensa oficial sugerem possibilidades de uma crise ainda maior.

O recente ataque na estação Yuen Long, no qual grupos fascistas ligados à máfia Tríade atacaram manifestantes, jornalistas e transeuntes com apoio da polícia, demonstra que a escalada de violência continua. Da mesma forma, a intensificação da repressão policial e da perseguição às lideranças do movimento também demonstram os perigos colocados para este movimento popular em sua jornada pela defesa de direitos básicos.

Desde o Brasil, nós do PSOL nos solidarizamos com a juventude em luta na região autônoma de Hong Kong e expressamos nosso apoio à resistência contra o autoritarismo e a violência policial que hoje ameaçam esta população.

Artigo originalmente publicado no site do PSOL.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão