XX aniversário do MES/PSOL – Seminário Internacionalista

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2019 o MES, realizará um ato público e mesas de debate em São Paulo.

Executiva Nacional do MES/PSOL 1 ago 2019, 17:30

Crise capitalista, novas alternativas políticas e estratégia socialista

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2019, por ocasião de seu XX Aniversário, o Movimento Esquerda Socialista – MES, realizará um ato público e mesas de debate em São Paulo.

Neste espaço, o MES promoverá também um Seminário Internacionalista, com o objetivo fazer uma reflexão sobre as experiências de mudança que ocorreram nestes últimos 20 anos na América Latina e nos EUA como parte dos acontecimentos que se sucederam em todo o mundo.

O MES é uma corrente fundadora do PSOL, que, junto a outras organizações, optou por gestar um Partido independente e socialista à esquerda do PT depois de que este assinou um compromisso de co-governo com a grande burguesia brasileira.

A ofensiva imperialista no continente, sendo um fator real de desestabilização, não consegue a explicar por si só os limites e contradições dos “governos progressistas”. Um olhar crítico a partir da esquerda se impõe para tirar conclusões que ajudem a encarar os novos processos que buscam abrir um novo curso como saída à crise capitalista na região. Ao mesmo tempo, nos EUA está se desenvolvendo uma nova onda socialista que abre novas expectativas para a esquerda. Entre suas demandas, está o enfrentamento ao muro de Trump e à repressão contra os imigrantes latino-americanos.

Esta nova situação que atravessamos necessita do intercâmbio de experiências e um debate sobre os desafios que enfrenta a esquerda anticapitalista, a partir justamente das experiências recentes que deixam estes processos. E nesse sentido propomos, entre outros, abordar diferentes pontos:

→ A crise mundial sistêmica e América Latina e os EUA como parte dela.
→ O crescimento do autoritarismo e ao mesmo tempo de uma grande reação democrática contrária.
→ A aparição de uma onda de protestos e rebeliões que rejeitam os planos neoliberais a serviço das grandes corporações e bancos.
→ O papel dos trabalhadores, da juventude e do movimento feminista dentro dos mesmos.
→ O fracasso do que chamamos velhas esquerdas e as tentativas de governos de conciliação de classes que também fracassaram.
→ A aparição de novos processos políticos do qual destacamos a maré socialista dos EUA, como a nova esquerda que se constrói na América Latina.
→ A necessidade do intercâmbio de ideias e debates dos quais participamos e estamos na linha de frente nesta situação em meio da desagregação e ausência de uma alternativa internacional, cientes de que tentativas são possíveis para superar esta situação.

Propomos uma reunião de trabalho para aportar, elaborar, encontrar coincidências de políticas e de iniciativas aberto às organizações de esquerda que se propõem abordar estes temas de maneira conjunta.

O desafio é imenso, posto que é preciso deter o autoritarismo e ao mesmo tempo gestar alternativas confluentes, amplas, unitárias, com um claro programa de ruptura a partir de uma estratégia socialista e internacionalista.

15 de Novembro: Ato público com presença de delegações internacionais (16h) e Confraternização (20h)
16-17 de Novembro: Reuniões e Seminário Internacional

*COMITÊ EXECUTIVO DE MES – 09 de Julho de 2019*


TV Movimento

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!
Editorial
Israel Dutra | 14 mar 2024

Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!

Neste 14 de março, mais uma vez exigimos: nem esquecimento, nem perdão para Marielle e Anderson!
Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!