Mobilizar até vencer: contribuição do Juntos! para os próximos passos

Contribuição do Juntos! ao debate da Reunião Executiva da UNE.

O segundo semestre nas universidades inicia com a mesma incerteza na qual terminamos. A crise aprofundada pelos cortes do Ministério da Educação já está afetando diretamente diversos serviços essenciais para o nosso funcionamento como transporte interno, bandeijao, luz, telefone, além das demissões de terceirizados. Nesse sentido, foi fundamental que tenhamos iniciado o semestre com o 13 de agosto nas ruas e posteriormente polarizando com a narrativa do governo Bolsonaro, com a volta dos caras pintadas no 7 de setembro. O governo rapidamente perde seu apoio, que além da luta da educação também enfrenta o desgaste internacional com a situação das queimadas na Amazônia. Além disso, as intervenções feitas pelo governo nas eleições de reitoria e diretores também enfrentam forte resistência, como na UFC, no CEFET e na UFFS.

Por isso é muito importante que sigamos mobilizados: estudantes, técnicos e professores em unidade para defender a educação publica, seguindo uma agenda comum de mobilizações e iniciativas. O dia 20 de setembro está sendo chamado internacionalmente como um dia de Greve Internacional do Clima, para denunciar as mudanças climáticas que o capitalismo desenfreado têm gerado ao redor do mundo. No Brasil queremos construir uma Greve Climática, Científica e da Educação, com atos por todo o país unificando as lutas do meio ambiente com a defesa da ciência e das universidades, institutos e escolas públicas, num momento em que o governo despenca nas pesquisas de opinião, chegando a 40% de reprovação.

Porém, nossa luta será uma jornada de longo prazo em que devemos apostar na mobilização permanente como forma de resistir e vencer. Por isso, além do dia 20 como um calendário importante, devemos nos somar a proposta de atividade da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Brasília em defesa da pesquisa no final de setembro e de maneira unificada entre todos os setores da educação uma paralisação de 48horas no início de outubro, levando mais uma vez às ruas a força da nossa luta.

É necessário também que possamos apresentar para a sociedade de que forma nós achamos que essa crise imposta às universidades devem ser resolvidas, retomando a necessidade da reversão dos cortes, da Emenda Constitucional 95 mas também da taxação das grandes fortunas e da auditoria da dívida pública. Tem dinheiro sim para custear as universidades públicas e os institutos federais, podemos e devemos taxar os ricaços para financiar a educação pública.

O Juntos! tem feito em todo país Brigadas da Educação, reunimos jovens de diversos cursos e Universidades e vamos para os transportes públicos e praças dialogar com o povo sobre nossas universidades, nossas pesquisas, as políticas nefastas do governo e a necessidade de lutarmos. Devemos seguir nesse espírito de furar a bolha para construir uma maioria social junto ao povo, aqui está nossa arma para vencer o autoritarismo e a censura. Também é importante abrir nossas universidades para apresentar nossos trabalhos e pesquisas para a população, para apoiar a arte e a cultura, para dizer não a censura de nossos livros, fazendo um dia de Universidades e Institutos de portas abertas no final de outubro. Nossas universidades devem ser nossas trincheiras de resistência e de manifestação da liberdade.

Contra a censura, os cortes e em defesa da Amazônia e da educação pública vamos mobilizar até vencer.

Artigo originalmente escrito como contribuição ao debate da Reunião Executiva da UNE. Publicado em Medium.com.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão