A luta dos povos indígenas é internacional! Solidariedade ao povo Equatoriano!

O movimento indígena do Equador é das mobilizações.

Ingrid Paranatinga 9 out 2019, 14:22

Há seis dias o Equador vem enfrentando grandes manifestações em resposta ao anúncio de Moreno. Liderado pelos povos indígenas, as manifestações seguem exigindo para que o presidente do país volte atrás do desmonte dos subsídios acertados com o Fundo Monetario Internacional (FMI).

O movimento indígena do Equador é vanguarda dessas grandes mobilizações, desde a década de 1990, setores e sindicatos indígenas se organizam e protagonizam grandes lutas no país, resultados dessas mobilizações foram a queda de 3 governos: Abdala Bucaram (1997); Jamil Mahuad (2000); e Luciano Gutierrez (2005), 3 presidentes em 10 anos.

Com Lênin Moreno não será diferente, apesar da mudança da sede do governo de Quito para Guayaquil, líderes Indígenas continuam pressionando e afirmam que irão colocar 20mil nas ruas em marcha até a nova sede do governo.

As lutas dos povos indígenas do Equador não diferem muito da luta dos indígenas do Brasil. Assim como Moreno que nega direitos aos povos originários com sua política neoliberal, aqui no Brasil seguimos na luta diária contra o governo do Bolsonaro que antes de assumir o mandato já vinha nos atacando, e no seu primeiro dia confirmou sua linha política aliada aos interesses da “bancada do Boi, da Bala e da Bíblia”, negando direitos a população indígena Brasileira.

A auto-organização dos povos indígenas é fundamental na derrubada de ditadores, e os povos do Equador estão mostrando isso, encabeçando manifestações, ocupando o congresso, e colocando milhares as ruas gritando “O Povo Unido Jamais Será vencido!”

“Ou revoga as medidas do FMI, ou se demita!”
Sigamos o exemplo do Equador. Aqui prestamos nossa solidariedade ao povo Equatoriano e seguimos na luta contra as medidas neoliberais de Bolsonaro.

Artigo originalmente publicado aqui.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!