Colômbia: grande derrota do partido do presidente nas eleições municipais

Os resultados são uma grande derrota do partido de Ivan Duque e Uribe, Centro Democratico.

Esquerda.net 31 out 2019, 18:47

Mais de um milhão de votos, pela primeira vez

Claudia López foi eleita presidente da Câmara de Bogotá, capital da Colômbia, com mais de um milhão de votos (1.077.214 votos), uma votação que nunca tinha sido alcançada. Candidatou-se pela Alianza Verde, foi apoiada pelo Polo Democrático, tinha sido senadora entre 2014 e 2018 e derrotou o candidato Carlos Fernando Galán. A nova presidente é assumidamente lésbica, destacou-se, ao longo dos anos, pelo seu combate à corrupção, ao narcotráfico e aos grupos paramilitares e pela defesa do processo de paz com as FARC. “Sou mulher. Sou candidata de um partido de centro-esquerda. Sou lésbica e isso não deveria ser relevante na discussão pública (…), mas na Colômbia não é irrelevante”, afirmou a ex-senadora e nova autarca à AFP.

Após ser eleita, Claudia López declarou: “Bogotá votou para derrotar o machismo e a homofobia. Que não haja dúvidas: a mudança e a igualdade são imparáveis”. “Vamos fazer um governo para todos , não só para os que confiaram em nós”, sublinhou a nova presidente, segundo o jornal “El Pais”.

Grande derrota do uribismo

O uribismo sofreu uma importante derrota, em particular, com a vitória do candidato independente Daniel Quintero em Medellín, segunda cidade do país e terrra do ex-presidente Uribe.

O Centro Democrático também sofreu uma dura derrota no departamento de Antioquia, outro bastião do uribismo, e em 32 departamentos apenas venceu em dois.

Nestas eleições regionais e locais estavam em disputa 32 governadores, 1.101 alcaides municipais, 12.063 conselheiros minicipais e 6.814 edis de Juntas da Administração Local.

Os resultados globais das eleições são uma grande derrota do Centro Democrático, o partido do presidente Ivan Duque e do ex-presidente Alvaro Uribe.

“Perdemos, reconheço a derrota com humildfade. A luta pela democracia não tem fim”, escreveu o ex-presidente Uribe no twitter. Ivan Duque, por sua vez, disse que o seu governo é “de todos os colombianos” e afirmou que, tanto ele como o governo, serão “aliados” para “todas as iniciativas” que “necessitem” o apoio da nação.

Ex-FARC elege presidente da Câmara de Turbaco

No município de Turbaco, com cerca de 70 mil habitantes, foi eleito como presidente da Câmara Guillermo Enrique Torres, ex-combatente das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (atualmente Força Alternativa Revolucionária do Comum), nas primeiras eleições regionais, após o processo de paz.

Guillermo Enrique Torres, conhecido como “El cantante de las FARC”, é o primeiro ex-guerrilheiro a ser eleito presidente de um município e foi apoiado por Colombia Humana e Unión Patriótica.

Segundo a Telesur, Mairno Grueso, líder social, foi eleito presidente do município Guapi, apoiado por uma coligação integrada pelo partido FARC, por Colombia Humana e por mais dois agrupamentos. Nestas eleições regionais e locais, participaram 308 candidatos do partido FARC, em 23 departamentos e 85 municípios.

Guillermo Torres, artista de la paz y poeta de la vida es el primer exguerrillero de las antiguas FARC-EP en ganar una alcaldía. El pueblo de Turbaco celebra este logro del proceso de paz. Los mejores deseos, ¡amamos la paz y amando venceremos!#FirmesConLaPaz @alzadoencanto

Ver imagem no Twitter

Alguns analistas apontam, a partir dos resultados deste domingo, que a disputa entre poder nacional e poder local irão marcar o caminho para as eleições presidenciais de 2022.

Artigo originalmente publicado em esquerda.net.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão