Congresso da CSP/CONLUTAS não arma o movimento para enfrentar o governo pro-fascista de Bolsonaro

Balanço do 4º Congresso da CSP Conlutas.

Danilo Serafim, Silvio Kanner e Zeneide Lima 10 out 2019, 16:45

O 4º congresso da CSP Conlutas ocorreu entre os dias 3 e 6 de outubro na cidade de Vinhedo em SP. Ao todo foram quase dois mil delegados eleitos em mais de 900 assembleias dos movimentos sindical, popular e estudantil.  Foi um congresso de crise, por varias razões: em razão da crise de financiamento no conjunto do sindicalismo foi um congresso menor que os anteriores,  foi também um espaço no qual o PSTU era esmagadoramente majoritário e,  por isso, com pouco espaço para o diálogo  e ainda, um congresso em que alguns setores sinalizaram claramente sua intenção de deixar a entidade.  

De imediato, pode-se dizer que o congresso marca a estagnação da Conlutas. Ao longo da ultima década, embora tenha se consolidado como mais uma central sindical, a Conlutas não foi capaz de atrair sindicatos e ativistas, de funcionar como um polo de aglutinação das lutas e como uma referência para a retomada da combatividade do sindicalismo brasileiro, apesar do tom auto proclamatório das falas do setor majoritário da central. Não houve espaço para a construção conjunta de resoluções, as propostas foram votadas umas contra as outras sem possibilidade de formulações de síntese. 

A Plataforma Mover propôs a  realização um seminário nacional para se discutir o mundo do trabalho e a reorganização sindical não foi aprovada,  apesar da sua importância.  

O que se viu no congresso foi o aprofundamento do controle da Conlutas pelo PSTU e uma sombra de rupturas e divisões para o futuro. 

O MES/MOVER teve um papel relevante no congresso. Atuou como um setor independente pontuando elementos que apontam para uma reavaliação da prática sindical predominante na CONLUTAS e no conjunto do sindicalismo brasileiro. De imediato, precisa-se compreender a nova realidade do mundo do trabalho, mais heterogenia, mais feminina, mais fragmentada e com uma presença maior do setor de serviços e de tecnologia e reformar o sindicalismo nesse sentido. 

Além disso, é preciso rever a forma como articulamos sindicalismo e movimentos sociais. Enquanto o primeiro patenteia dificuldades de mobilização e de ação, perde protagonismo e influência,  os movimentos demonstram  enorme vigor. A luta das mulheres, dos estudantes, a luta em defesa do clima e da Amazônia tem impactado a conjuntura e protagonizado os processos de enfrentamento aos governos conservadores e liberais do mundo.  

Isso implica que a Conlutas deveria rever sua relação com esses movimentos, torná-los centrais e não apenas alegorias. Nossa crítica aponta para esses dois elementos.  Mudar o modelo de sindicalismo e mudar a relação do sindicalismo com os movimentos sociais.  Num cenário em que todas as centrais são virtualmente oposição ao governo Bolsonaro, aprimorar a visão e a intervenção no mundo do trabalho e os movimentos sociais podem ser decisivos.  

O setor majoritário da Conlutas, porém, não dá sinais de que entende essa discussão. Prende-se num sindicalismo obsoleto, enrijecido, caduco. Usou sua maioria para provar seu controle da central e deu a outros setores argumentos para romper a unidade na central, fato que deve ocorrer em breve. Além disso, o congresso esteve longe de armar a classe e setores da central para a resistência contra o governo Bolsonaro, as resoluções não foram um acúmulo político das categorias e forças que participaram do congresso. Não se houve espaço para construção de um calendário e plano de ação que unificasse a central em prioridades fundamentais para o período e para a crise do regime. A necessidade de reafirmação das posições políticas divisionistas cristalizadas já dentro da central estavam acima de novas tarefas que uma central sindical deve cumprir. Principalmente dentro da pauta da categoria dos profissionais da educação, setor onde  a CSP Conlutas tem um peso importante:  Andes, Sinasefe,   vários outros sindicatos,  minorias filiadas à Fasubra ou à Educação Básica que cumpriram um papel fundamental no 15M e 30M. 

Mas é necessário reafirmar a importância da CSP Conlutas.  Essa experiência não se esgotou. Ainda há uma possibilidade de transformar a CSP Conlutas numa entidade de referência para a próxima etapa da luta de classes no Brasil, sobretudo por ser a central que coloca pra dentro setores dos movimentos sociais e estudantis, que hoje são a vanguarda política das mobilizações.  Além disso, não existem dúvidas de que a central não deixou de lado nenhuma das grandes lutas políticas da classe no último período, a experiência do ocupa Brasília em 2017 demonstrou esse potencial.  Se aquela unidade no processo duro de luta e repressão comprovou que a já citada unidade pode ser construir a CSP Conlutas no cotidiano, em cada cidade e em cada estado do Brasil.

Coordenação Nacional do Mover 


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão