O pensamento feminista e a luta feminista do MES: uma breve introdução à entrevista de Nancy Fraser
Reprodução

O pensamento feminista e a luta feminista do MES: uma breve introdução à entrevista de Nancy Fraser

Introdução à entrevista de Nancy Fraser publicada pela Revista Movimento

Luciana Genro 3 dez 2019, 17:29

Na entrevista a seguir, Nancy Fraser fala do desafio ao qual se lançou ao elaborar o manifesto Feminismo para os 99%, junto com Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya: articular o fortalecimento de um feminismo antissistema, anticapitalista e que seja referencia para as mulheres da classe trabalhadora e pobres. Foi neste manifesto que nos inspiramos para escrever nossa contribuição ao Encontro Nacional de Mulheres do PSOL, intitulado Por um feminismo anticapitalista e antirracista[1]. Nossa tarefa é construir um feminismo que responda aos interesses da imensa maioria do povo, pois os interesses das mulheres trabalhadoras e das mulheres pobres são os mesmos da maioria do povo.

Este artigo faz parte da nova edição da Revista Movimento. Para ler o texto completo, compre a revista em um dos locais indicados.

[1] Publicado na Revista Movimento n. 13, abr.-jun. 2019.


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
O MES completa 20 anos. A edição n. 14-15 da Revista Movimento é dedicada por completo ao importante evento que marca duas décadas de nossa história. Apesar de jovens, podemos dizer que poucas organizações na história política da esquerda brasileira alcançaram essa marca com tamanho vigor. Longe de autoproclamação, desejamos transformar nossos êxitos em força social e militante para novos e amplos impulsos. Ainda não cumprimos uma maratona, mas nossa história sem dúvida deixou para trás a visão de curto prazo, que alguns adversários nos chegaram a prognosticar. Diante das muitas provas, vitórias e algumas derrotas, podemos celebrar e somar forças para enfrentar as tarefas imediatas: derrotar a tentação autoritária de Bolsonaro e avançar na construção de uma alternativa socialista.