O pensamento feminista e a luta feminista do MES: uma breve introdução à entrevista de Nancy Fraser

Introdução à entrevista de Nancy Fraser publicada pela Revista Movimento

Luciana Genro 3 dez 2019, 17:29

Na entrevista a seguir, Nancy Fraser fala do desafio ao qual se lançou ao elaborar o manifesto Feminismo para os 99%, junto com Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya: articular o fortalecimento de um feminismo antissistema, anticapitalista e que seja referencia para as mulheres da classe trabalhadora e pobres. Foi neste manifesto que nos inspiramos para escrever nossa contribuição ao Encontro Nacional de Mulheres do PSOL, intitulado Por um feminismo anticapitalista e antirracista[1]. Nossa tarefa é construir um feminismo que responda aos interesses da imensa maioria do povo, pois os interesses das mulheres trabalhadoras e das mulheres pobres são os mesmos da maioria do povo.

Este artigo faz parte da nova edição da Revista Movimento. Para ler o texto completo, compre a revista em um dos locais indicados.

[1] Publicado na Revista Movimento n. 13, abr.-jun. 2019.


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima primeira edição da Revista Movimento, dedicada aos debates em curso do VII Congresso Nacional do PSOL. Nela encontram-se artigos de análise, polêmica e discussão programática para subsidiar os debates de nossos camaradas em todo o país e contribuir com a batalha pela pré-candidatura de nosso companheiro Glauber Braga à presidência da República pelo PSOL. A edição também conta com análises de importantes questões internacionais contemporâneas e de outros temas de interesse, como os desafios da luta pelo “Fora, Bolsonaro” e as crises hídrica e elétrica no Brasil. Num ano de 2021 ainda marcado pela tragédia da pandemia da Covid-19 e pelo descaso criminoso de governos em todo o mundo, lamentamos a perda de nosso grande camarada Tito Prado (1949-2021), militante internacionalista e dirigente de Nuevo Perú. A ele dedicamos esta edição de nossa revista e, em sua homenagem, publicamos artigos em sua memória. Boa leitura!