PSOL começa construção do programa de governo da pré-candidatura de Fernanda Melchionna para prefeitura de POA

Plenária do PSOL deliberou o começo da construção do programa de governo para a candidatura de Fernanda Melchionna para a prefeitura de Porto Alegre.

Equipe Fernanda Melchionna 6 dez 2019, 17:38

Uma expressiva plenária do PSOL de Porto Alegre neste sábado (30) deliberou pelo começo da construção do programa de governo para a candidatura da deputada federal Fernanda Melchionna para a prefeitura de Porto Alegre. A sigla, que insiste na unidade com partidos de esquerda a partir da realização de prévias, até o momento não recebeu retorno das siglas sondadas, PT e PC do B. Nas falas, diversos líderes partidários e militantes de diferentes correntes reivindicaram que o partido assuma a elaboração imediata do programa de governo para a candidatura de Melchionna. “Nós estamos em um processo de construção e afirmação do nosso partido, e as eleições municipais são parte fundamental”, frisou a deputada estadual Luciana Genro.

Para a deputada Fernanda Melchionna, ainda há espaço para insistir na unidade, mas reforçou que o PSOL não pode simplesmente aderir à composição PT- PC do B. “Fizemos todos esforços pela unidade, mas não aceitamos mero adesismo. No último período fomos oposição a estes partidos, logo precisamos que a unidade seja construída, não imposta”.

Representantes de servidores públicos estaduais e municipários endossaram a linha de insistir nas prévias, mas já armar a militância e o programa de governo para a candidatura própria do PSOL “ela é o nome dos municipários para a prefeitura”, disse João Ezequiel, do Simpa.

Nas próximas semanas será criado o grupo de trabalho para começar a discussão e montagem do programa de governo da candidatura do PSOL.

O presidente do PSOL de Porto Alegre, vereador Roberto Robaina assegurou que o partido ainda não desistiu das prévias, mas precisa trilhar seu caminho. “Fazia tempo que não tínhamos tanta unidade no partido. Temos agora que desdobrar essa energia em iniciativa política”, concluiu. 

Artigo originalmente publicado no site da deputada Fernanda Melchionna.

TV Movimento

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo
Editorial
Israel Dutra | 01 maio 2026

O 1º de Maio e uma semana de terremotos políticos

Sobre o desastre que nos ameaça e como combatê-lo
O 1º de Maio e uma semana de terremotos políticos
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores