1 ano do rompimento da barragem da Vale – entrevista com Lilian Jacque, moradora de Brumadinho/MG

O rompimento da barragem da Vale, há um ano, promoveu uma mudança na forma como parcela significativa dos municípios enxergava, até então, a atividade minerária.

Lilian Jacque e Marcos Barbosa 25 jan 2020, 11:08

A dependência econômica do extrativismo mineral de ferro remonta a um contexto ainda anterior à emancipação do Município de Brumadinho, ocorrida em 1938. É o que nos conta a brumadinhense Lilian Jacque. Para a cientista da informação, de 42 anos, o rompimento da barragem da Vale na mina do Córrego do Feijão, em 25 de janeiro de 2019, promoveu uma mudança na forma como parcela significativa dos munícipes enxergava, até então, a atividade minerária. “Trabalhar na Vale era condição de status. Nunca, em nossos piores pesadelos, imaginávamos que o caos se instalaria aqui advindo de um ecocídio dessas proporções”, explica. Ela destaca, todavia, que ativistas ambientalistas já denunciavam e lutavam contra os abusos da mineração predatória e irresponsável.

Apresentamos abaixo uma entrevista especial com Lilian Jacque, conduzida pelo militante ecossocialista Marcos Ferreira.

Marcos – Como você descreveria a experiência de vivenciar o rompimento da barragem em Brumadinho? Quais os principais efeitos sentidos pela comunidade da região?

Lilian: Descrevo a experiência de vivenciar esse crime de perto como a pior experiência da minha vida. Foram dias de sofrimentos tão intensos que era impossível não chorar, dormir, se alimentar. Tudo era muito surreal. Um sentimento de revolta misturada à angústia e compaixão pelas famílias que haviam perdido seus entes. Só na rua em que morava na ocasião, eram seis trabalhadores desaparecidos e gritos de horror e angústia das pessoas que sequer sabiam o que havia acontecido ao certo e a incerteza misturada à esperança de encontrar as pessoas com vida. Não soube fazer outra coisa além de acompanhar profissionais da imprensa de veículos que considero responsáveis com a informação e a questão social da comunicação, como Discovery Channel, National Geographic, Mídia Ninja e TV Al Jazeera. O caos havia se instalado de tal forma que era impossível a vida seguir como antes. O comércio fechou por uma semana, o barulho dos helicópteros era ensurdecedor e remetia a um cenário de guerra. A imprensa chapa Branca e irresponsável, compartilhava aos borbotões, informações inverídicas e deturpadas da realidade, fazendo que o mundo inteiro nos enviasse doações de tudo enquanto há, porque a ideia que se passou era a de que a cidade havia sido arrasada pela lama. Essas doações se transformaram em um dos maiores problemas naquele contexto, porque era preciso armazenar, triar e distribuir aquilo. Enquanto a administração pública, desesperada e despreparada,  tentava aos trancos e barrancos organizar o caos.

Os principais efeitos sentidos a priori foram o adoecimento mental da população, a tristeza que se personificou, a incerteza do que nos restava, a incapacidade perante aquela empresa poderosa, o sentimento de ódio à Vale, a população de três distritos isolada, a propagação da discórdia, o oportunismo cruel de alguns, o sentimento de impotência e, sobretudo, a indagação do que seria o futuro do município e sua gente.

Marcos – Em que medida essa experiência influenciou o seu envolvimento na luta das famílias atingidas, exigindo uma resposta da Vale e do poder público?

Lilian: Percebemos que o que nos esperava era uma incógnita tão grande e que não poderíamos contar com ninguém além de nós mesmos, porque nunca houve um manual de instruções em como proceder diante dessa situação. E nem podia. Era preciso nos unir e nos organizarmos enquanto sociedade civil. Daí, já havia chegado aqui os movimentos populares dessa área, como o MAB e mais discretamente, o MAM. De repente, eram órgãos de tudo enquanto esfera de governo aqui: gabinetes de crise criados, força-tarefa, defensorias públicas, ministérios públicos, exército de Israel, bombeiros, igrejas, ONGs… Era preciso entender tudo isso, fazer uma leitura sobre as reais intenções de cada órgão, ler nas entrelinhas que a maioria estava intrinsecamente subserviente à minério-dependência que assola o Estado de Minas Gerais desde sempre. Minha luta passou a ser entender essa situação, fazer dela objeto de estudo e auxiliar os órgãos que identifiquei estarem contra a Vale, contra a minério-dependência e a favor do município de Brumadinho.

Marcos – Quais as principais ações da comunidade durante 1 ano de luta?

Lilian:As principais ações das comunidades vão ao encontro de serem indenizadas em suas perdas, materiais e imateriais. A tentativa de reconstrução de suas comunidades de forma que a vida volte ao cotidiano anterior ao crime, com melhorias de infraestrutura e a presença dos equipamentos públicos necessários à vida comunitária.

Marcos – Após um ano dos crimes socioambientais em Brumadinho, o que você percebe em medidas concretas adotadas pela mineradora?

Lilian: As medidas, até então, da mineradora estiveram centradas nas indenizações às famílias das vítimas, obras de emergência, como abrir novo acesso para a população que se encontrava isolada, o auxílio emergencial para todos os moradores de Brumadinho e ao longo de 1 km das calhas do rio Paraopeba, a contenção da lama, a contenção dos sedimentos tóxicos do córrego ferro carvão, que deságua no Paraopeba, a distribuição de água potável aos ribeirinhos, o adiantamento do que seria o CEFEM para a prefeitura e a tentativa de imbuir a ideia de que somente as três comunidades consideradas de auto salvamento foram atingidas. Ainda é preciso a reparação de vários itens, como: a reconstrução econômica do município, a indenização aos trabalhadores terceirizados e diretos sobreviventes, a recuperação de atividades laborais como a dos pequenos produtores, a recuperação do rio Paraopeba e outros.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão