As eleições no Peru

Sobre as eleições ocorridas no final de janeiro.

Tito Prado 5 fev 2020, 14:03

As eleições realizadas no último 26 de janeiro foram atípicas, pois elegeram um novo Congresso de curta duração em substituição ao que o presidente Vizcarra fechou em 30 de setembro, cedendo aos 80% dos peruanos que reivindicaram tal medida porque a instituição havia sido assumida por partidos que se revelaram fortemente comprometidos com a mega corrupção que Lava Jato expôs.

Ainda falta se apurar 100% das atas, mas já parece difícil para Juntos pelo Peru (JP) alcançar os 5% dos votos, segundo os primeiros dados resultados das pesquisas de boca da urna. Essa é a barreira mínima necessária para se eleger uma bancada no Congresso. A sorte parece ter sido lançada, a menos que sejam legitimados os atos que foram desafiados pelas autoridades de direita em sua ânsia de fechar a passagem para o JP. Aos 99% do escrutínio oficial, o JP está em 4,76% e, se não ultrapassar a barreira, a aliança eleitoral em que o Novo Peru – liderado por Verónika Mendoza – é convidada não obteria congressistas no novo Legislativo. Isso representa um sério revés que deve ser cuidadosamente avaliado para recuperar as terras perdidas e ser uma alternativa de governo como em 2016.

Nessas eleições, os partidos da corrupção foram fortemente derrotados. O Força Popular do fujimorismo passaria de 73 congressistas para 12; seu parceiro, o APRA, partido histórico de Haya de la Torre, não alcança qualquer representação; e Contigo, partido no qual dissidentes do atual governo se refugiaram para flertar com a oposição, também foi relegado para as últimas posições. Encabeça, com 10% dos votos, a Ação Popular do ex-presidente Fernando Belaunde e atual prefeito da capital que goza de boa aceitação nas pesquisas. É seguido por partidos igualmente defensores do modelo econômico, sendo a surpresa o desempenho do FREAPAP com uma forte identidade religiosa evangélica que chega ao 2º lugar e a União para o Peru de pregação anti-sistema radical, mas de corte autoritário, que arrasou preenchendo o vazio deixado por a ausência de Verónika Mendoza na disputa. A Frente Ampla (FA), grupo do qual o Novo Peru rompeu, obtém 6% e alcança 12 assentos, sendo a melhor colocada à esquerda, colhendo a identidade do símbolo associado até a Verónika, mas também por sua boa atuação no congresso dissolvido. O problema da FA é que ela está ligada à candidatura de seu líder Marco Arana, que não aceita uma primária entre organizações de esquerda para definir a próxima candidatura presidencial.

Como nenhum partido vence com uma maioria significativa, a crise do regime vai continuar ainda que o Presidente Vizcarra seja fortalecido e, embora ele não tenha tido sua própria lista eleitoral, quase todos os eleitos lhe garantiram colaboração. Isso abrirá um novo cenário de disputa à medida que o governo, agora com o apoio da nova maioria do Congresso, continuará em seus esforços para impor novas privatizações, realizar os megaprojetos extrativistas e aplicar outros ajustes trabalhistas, todos os quais serão respondidos por organizações populares, criando um novo ciclo da crise do regime que é vivida no Peru. Esse é outro desafio para as forças da mudança, porque alcançar e sintonizar essas lutas é a tarefa mais estratégica à qual as táticas eleitorais devem ser subordinadas.

Embora diferentes analistas minimizem ou ignorem o papel da mobilização social, a verdade é que esta foi decisiva para abrir um processo de conquistas democráticas, embora parciais e limitadas, que incluíram o fechamento do Congresso, como já foi dito. Isso não poderia ser capitalizado pela esquerda naquele momento, mas o processo ainda está aberto com uma forte polarização à esquerda de quase um terço do eleitorado, o que garantiria um segundo turno nos próximas eleições generais, se forem revertidas as condições atuais de dispersão Mas estamos em uma encruzilhada porque, se não revertermos os erros, a divisão e o destaque do Novo Peru, outros se beneficiarão dessa situação excepcional de crise da direita tradicional.

Note-se que, embora a partir do Novo Peru tenhamos desenvolvido uma política de sucesso durante toda a crise do regime que abalou o Peru pelo menos desde 2016, com foco na luta democrática e contra o modelo, insistindo em uma saída substantiva por meio de uma nova constituição, a verdade é que não foi possível conduzir o processo de união entre a esquerda que começou com o projeto “Vozes da Mudança” em Huancayo e depois em Cusco com grandes atos de milhares de participantes, incluindo partidos, sindicatos e organizações populares. A direita acusou o golpe e iniciou um ataque sistemático tentando desmantelar aquele novo reagrupamento que poderia se tornar uma alternativa séria. O Novo Peru, que teve um peso político decisivo, não sabia como direcionar esse processo e ampliou as definições oportunistas, abaladas pela pressão de certos setores que viram como melhor uma virada para o centro. Por fim, decidiu-se afirmar uma proposta da esquerda, buscando capitalizar a polarização social. Mas como o Novo Peru carece de registro eleitoral desde a ruptura com a FA, teve que se preparar para ir como força convidada a uma aliança com o Peru Libre do ex-governador de Junín Vladimiro Cerrón e do JP beneficiado pelo registro eleitoral do Partido Humanista de Jehude Simon, ex primeiro-ministro do último governo da APRA durante uma dura repressão aos povos indígenas chamada El Baguazo.

Esse projeto unitário mereceu um ataque impiedoso da direita acusando o NP de concordar com os corruptos Simón e Cerrón, em particular o último, apesar do fato de que ambos saíram de cena enquanto duram os processos. Mas a pregação hostil da mídia ecoou em um setor de congressistas e militantes do NP que optaram por deixar a organização. Foi o custo que a NP teve que pagar por sua determinação em participar, mesmo sem seu próprio registro, nessas eleições para fechar o caminho para os corruptos e abrir caminho para o governo do povo em 2021. A perda de companheiros valiosos deve nos chamar em reflexão, para fazer o máximo esforço para esclarecer as diferenças e evitar que objetivos mais estratégicos sejam perturbados por questões táticas. Finalmente, já à beira do registro, a tríplice aliança não foi consumida por problemas administrativos do PL que optaram por continuar por si próprios. É assim que o NP acaba entrando como um convidado nas fileiras do JP, que agrupa vários partidos da chamada velha esquerda. Então, na conformação da lista, sob a premissa errada de que 2020 não tem muito efeito em 2021, ficamos sem a participação de Verónika na lista de candidatos.

Agora, resta apenas insistir no registro do MNP buscando confirmar 24.000 afiliados e manter a identidade como uma nova esquerda democrática, ampla e confluente, contra qualquer compromisso que enfraquece sua proposta programática de ruptura com o regime político vigente e o modelo neoliberal. Estaremos em melhores condições para liderar, a partir da esquerda, um bloco social e político que pretende ser um governo para fornecer ao país uma nova constituição e um novo estado, verdadeiramente soberano, democrático e popular em ruptura com um modelo econômico que 30 anos beneficiam apenas as transnacionais imperialistas e os grandes negócios nacionais que buscam usar seu poder econômico para colocar e retirar autoridades políticas, sempre com base em seus interesses. O que está em jogo no final do dia é a continuidade de um modelo que, como expressão do capitalismo de crise, sujeita países ainda menos desenvolvidos, apropriando seus recursos naturais, tornando os trabalhadores e os povos suas principais vítimas. Isso deve terminar e ficou evidente à luz das recentes eleições que acabaram, é necessário montar uma poderosa alternativa social e política ligada às lutas populares e isso, em grande medida, depende do que fazemos no Novo Peru.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!