Contra o plano de Trump/Netanyahu para a Palestina!

O recente plano apresentado por Donald Trump é a mais recente demonstração de arbitrariedade do imperialismo estadunidense perante o povo palestino.

Portal da Esquerda em Movimento 11 fev 2020, 12:45

O recente plano apresentado por Donald Trump como resposta para o conflito palestino é a mais recente demonstração de arbitrariedade do imperialismo estadunidense perante o povo palestino. Em total consonância com o primeiro-ministro israelense Benyamin Netanyahu, que recentemente foi indiciado por corrupção, o chamado “Plano de Paz para o Oriente Médio” é parte da agenda sionista do imperialismo contra os direitos da população palestina, visando aprofundar o regime de apartheid atualmente instalado no território da Palestina.

O “pacto do século”, como foi anunciado, foi supostamente formulado por Jared Kushner, genro de Trump, o plano é na verdade a materialização das posições extremistas da direita sionista que busca anexar os territórios ocupados ilegalmente na Cisjordânia e retalhar o território controlado pela Autoridade Palestina na região. Sem nenhuma participação de palestinos em sua construção, o pacto foi referendado por estados-títeres dos EUA no mundo árabe, como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Omã, representando mais uma odiosa tentativa de submissão dos palestinos e palestinas ao Estado de Israel, um enclave militar sionista pró-ocidente que viola inúmeras leis internacionais com a ocupação e expansão de assentamentos para além dos territórios que controla legalmente.

O plano de Trump mantém sua política de defesa de Jerusalém como capital indivisível do Estado de Israel e determina a anexação do vale do Rio Jordão ao país, defendendo claramente a ampliação do território controlado pelos sionistas sobre a Cisjordânia e a manutenção das colônias mantidos por Israel em território reconhecidamente palestino inclusive pelas leis internacionais. Desta forma, além de desestruturar ainda mais os territórios densamente povoados ocupados pelos palestinos, o plano abre espaço para o aprofundamento da exploração da mão-de-obra palestina a partir da permanência de assentamentos judaicos militarizados e notáveis pelo racismo contra a população árabe.

Este movimento, que acirra a violência na região e exige uma resposta da militância anti-imperialista, joga por terra inclusive a inviável “solução dos dois estados” defendida pelo imperialismo desde os Acordos de Oslo como forma paliativa de reduzir os níveis de resistência palestina e coloca uma nova ênfase na ocupação militar e na violência dos colonos contra a população confinada nos pequenos espaços ainda controlados pelos palestinos. A semelhança com os territórios supostamente independentes (os famigerados “bantustões”) na África do Sul durante o regime do apartheid fica evidente, ainda que as entidades sionistas busquem identificar qualquer crítica ao estado genocida de Israel como antissemitismo.

Além disso, este plano também é parte da disputa dos EUA por hegemonia mundial através da propagação do autoritarismo refletido no apoio à governos como Netanyahu, a exemplo de Bolsonaro no Brasil, Rodrigo Duterte nas Filipinas, entre outros exemplos. As inúmeras tentativas de ataque e desmoralização da luta palestina, sempre derrotadas, representam também um importante símbolo de força do imperialismo estadunidense na região e em seus mecanismos de dominação através do apoio simultâneo à inúmeras monarquias árabes ditatoriais na região.

Contra esta absurda movimentação dos governos de extrema-direita de Trump e Netanyahu é necessário declarar todo apoio à luta do povo palestino e sua resistência contra os invasores imperialista. Nossa solidariedade à Palestina é permanente, defendendo um estado soberano laico e plurinacional no qual todas as populações residentes da Palestina histórica, como árabes, judeus e drusos, possam conviver em paz a partir de premissas como a democracia popular e o direito de retorno das centenas de milhares de refugiados gerada pela Nakba (“catástrofe” em árabe, como os palestinos consideram a fundação de Israel).

Fora EUA do Oriente Médio! Palestina livre!

Artigo originalmente publicado no Portal da Esquerda em Movimento.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão