É normal ter medo, mas é preciso ter coragem!

O futuro do Brasil está em disputa e é momento de lutar!

Sâmia Bomfim 28 fev 2020, 12:35

Muitas pessoas têm me procurado nos últimos dias para expressar revolta e medo com a mais recente escalada autoritária do governo Bolsonaro. De fato, vivemos uma situação muito grave e é natural a angústia e a ansiedade. Mas não podemos, de jeito nenhum, nos deixar paralisar.

Não é de hoje que Bolsonaro “passa dos limites”. Durante seus patéticos mandatos na Câmara, Jair sempre expressou posições criminosas contra as mulheres, os negros, os pobres e a democracia. Era evidente que, como presidente, seu ódio se tornaria uma ameaça real ao Brasil. Depois de impôr uma agenda de destruição do meio ambiente, das políticas sociais e da soberania do Brasil, Jair Bolsonaro agora se assanha para dar o bote na nossa democracia. Não podemos nos enganar: o presidente deseja e opera a instalação de uma ditadura em nosso país.

Enquanto ele fala apenas para seus seguidores fanáticos e opera uma máquina de ódio nas redes, o Brasil de verdade assiste à chegada do corona vírus, vê o desemprego persistente, a educação piorando e o dólar nas alturas. Estamos andando para trás, é impossível negar.

Para não ter que falar sobre a deterioração do país nem sobre as relações criminosas de sua família com milicianos, Bolsonaro testa os limites da democracia. Não é à toa que o endurecimento do discurso autoritário do governo tenha se dado após a morte de Adriano da Nóbrega.

Bolsonaro, sua família e o setores podres que os apoiam não deixam margem para dúvida: estão dispostos a mergulhar o Brasil nas trevas, custe o que custar. Nesse momento, é necessário nos unirmos. A constituição de uma frente única para deter o autoritarismo é tarefa urgente. É fundamental nesse momento que as vozes da sociedade que não coadunam com a tirania se levantem em unidade para dar um basta a esse governo autoritário que sabota o Brasil. No Congresso Nacional, é urgente articularmos um pedido de impeachment que não vá parar na gaveta.

Nas ruas é onde poderá se dar nossa maior demonstração de força. As manifestações do próximo dia 8 de março irão extrapolar as pautas feministas. Tomaremos as ruas para exigir o fim desse governo misógino e autoritário. Não podemos e não iremos parar por aí.

O futuro do Brasil está em disputa. Confio na capacidade do povo brasileiro de reagir e derrotar esse projeto político que só nos faz andar pra trás. A ansiedade é normal. O medo também. Mas é importante canalizarmos nossas energias para defender o Brasil.

Termino convidando você para as manifestações que vão acontecer no dia 8 e também nos dias 14 (2 anos do assassinato de Marielle) e 18 (greve nacional da educação). Bolsonaro odeia o povo brasileiro porque teme a força que nós temos. Coragem!

#EleNãoPodeContinuar
#ForaBolsonaro

Artigo originalmente publicado no site da deputada Sâmia Bomfim.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão