É preciso parar os feminicídios!

Dez mulheres foram assassinadas por serem mulheres em janeiro no RS.

Equipe Luciana Genro 18 fev 2020, 13:55

Dez mulheres foram assassinadas por serem mulheres em janeiro no RS. Uma alta de 233% comparado a janeiro de 2019, quando três mulheres foram mortas no Estado. O crescimento alarmante só reforça o que já falamos por aqui: faltam políticas públicas sérias para combater esses crimes.

Em setembro do ano passado o mandato da deputada Luciana Genro (PSOL) promoveu uma audiência pública para debater a situação da rede de acolhimento às mulheres vítimas de violência no Estado, na qual ficou evidente o descaso e a negligência do governo Leite para a política de mulheres.

Seminário discute combate a feminicídios no RS e situação da rede de proteção às mulheres
Deputados encaminham projeto para tornar política pública a reeducação de homens agressores

Cobramos a indicação de diretora para o Departamento de Políticas para Mulheres, que ficou sem direção até outubro, bem como a ampliação da equipe do Centro Estadual de Referência da Mulher Vânia Araújo, o fortalecimento da patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar, e a ampliação do horário de atendimento das Delegacias Especializadas da Mulher no interior do Estado.

Ainda no ano passado, o mandato destinou R$ 500 mil em emendas para o combate à violência contra as mulheres, prevenção e aparelhamento do Centro Vânia Araújo e do Conselho Estadual das Mulheres. Também temos apoiado o trabalho da Mirabal, casa que acolhe mulheres em situação de risco.

Leia a íntegra da Emenda para o Centro Vânia Araújo Machado
Leia a íntegra da Emenda para o Conselho Estadual de Direito da Mulher

A deputada Luciana Genro também fundou, em 2017, a Emancipa Mulher uma escola femininista e antirracista que promove formação para mulheres fortalecerem a luta e o combate ao machismo e aos diferentes tipos de violência; aulas de defesa pessoal e assistência jurídica gratuita para vítimas de violência. Estamos na luta para garantir direitos e empoderar as mulheres!

#BastaDeFeminicídio #NenhumaAMenos

Artigo originalmente publicado no site da deputada Luciana Genro.

TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi