Os parasitas do governo Bolsonaro atacam o povo brasileiro

Enquanto as promessas de crescimento naufragam, Bolsonaro e Guedes atacam o povo brasileiro.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 18 fev 2020, 21:33

Na última semana, Paulo Guedes novamente revelou o caráter de seu governo ao afirmar que os funcionários públicos são “parasitas” e que o câmbio alto é útil para acabar com a “farra” de “empregadas domésticas indo à Disney”. Sempre que tem a oportunidade, Guedes revela sua sociopatia e a agressividade direcionada aos direitos dos trabalhadores e aos serviços públicos. “Não há pão? Pois que comam brioches”, gargalham Guedes e Bolsonaro diariamente ao anunciar sua agenda de ataques ao povo brasileiro.

Enquanto Bolsonaro comporta-se como um cafajeste agredindo jornalistas e tentando lançar uma cortina de fumaça sobre o envolvimento de sua família com as milícias cariocas, a crise social brasileira escancara-se. A temporada de tempestades de verão desalojou milhares de famílias e ocasionou dezenas de mortes nas cidades do Sudeste, em particular em Belo Horizonte. As fotografias da enorme inundação de São Paulo na semana passada revelam a situação falimentar dos estados e municípios, após anos de crise fiscal e subfinanciamento na infraestrutura urbana e em saneamento básico.

A resposta de Bolsonaro, Guedes e de governadores como Zema e Doria é a busca pela privatização de empresas de água e saneamento. Na capital paulista, logo após a maior enchente em anos na cidade, o prefeito tucano Bruno Covas, eximindo-se de responsabilidades, teve a coragem de anunciar a privatização de piscinões (estruturas de contenção de águas pluviais) como solução para o problema das enchentes.

Aos recentes ataques às aposentadorias e aos direitos trabalhistas, segue-se agora a promessa de Bolsonaro e de Rodrigo Maia de atacar o serviço público com uma “reforma administrativa”. A liquidação de empregos formais, a informalidade crescente, o ataque à reprodução social da classe trabalhadora e o aumento da miséria nas grandes cidades brasileiras são a face visível da agenda patronal e do discurso triunfalista da “melhoria econômica” dos agentes do mercado e de Guedes. Diante de tal cenário, começa a se desenvolver a luta social. A greve dos petroleiros, contra o fechamento de unidades, as demissões e a privatização escancarada de fatias da Petrobrás, alcança duas semanas e entra no debate público apesar do bloqueio da mídia. O apoio a esta luta é urgente.

A economia não decola

Bastaram poucas semanas para que a euforia sobre o retorno do crescimento econômico fizesse água. Após a divulgação, pelo Banco Central, de um crescimento pífio de 0,89% do PIB no ano passado, novos dados começam a desmontar o faz de conta de Paulo Guedes e o discurso dos analistas econômicos burgueses e de dirigentes patronais lúmpens como Paulo Skaf.

A queda na produção industrial em 2019, as vendas decepcionantes do comércio em dezembro e o espectro de uma diminuição no crescimento global – como consequência da epidemia de coronavírus na China e dos conflitos comerciais ainda não resolvidos entre este último país e os Estados Unidos – já começam a levar a revisões nas expectativas dos grandes bancos e corretoras sobre o crescimento da economia brasileira.

O ajuste estrutural em curso no país há cinco anos, desde o início do segundo governo de Dilma Rousseff, cobra seu preço. O empobrecimento do povo, a violência urbana e os sinais da falência do Estado, como na crise da água podre no Rio de Janeiro, mostram que a maioria do povo é quem sofre com a política autoritária e ultraliberal dos governos.

Faz falta uma oposição

Enquanto a crise social amplia-se, o presidente da República ocupa o Palácio do Planalto com ministros-generais da ativa do Exército. Bolsonaro e sua família estão particularmente expostos pelos vínculos revelados com o miliciano Adriano de Nóbrega, diversas vezes homenageado pelo clã presidencial e que empregava nada menos que sua mãe e esposa no gabinete de Flávio Bolsonaro. A operação conjunta das polícias da Bahia e do Rio que terminou com a execução do chefe do “Escritório do Crime” lançou suspeitas de queima de arquivo, detalhadas em reportagem da revista Veja. Nóbrega comandava o “Escritório do Crime”, milícia da qual participavam os assassinos de Marielle Franco e o onipresente Fabrício Queiroz, que segundo o Ministério Público do Rio coordenava a arrecadação de salários de assessores do gabinete de Flávio Bolsonaro.

No entanto, o maior partido de oposição, o PT, inacreditavelmente compromete-se quando o governo da Bahia, liderado por Rui Costa, apoia publicamente a operação de execução de Adriano de Nóbrega – permitindo a Bolsonaro lançar uma cortina de fumaça sobre os vínculos de sua família com o esgoto das milícias cariocas, que precisam ser imediatamente revelados.

É preciso que a oposição tome seu lugar na conexão e no estímulo às lutas. As centrais sindicais ainda não atuaram para tirar a greve dos petroleiros do isolamento. Sem a organização da oposição social nas ruas e sem uma oposição política forte, o governo continuará sua agenda de ataques aos direitos do povo e às liberdades democráticas, como mostra o recente ataque canalha e misógino à jornalista Patrícia Campos Mello, que revelou o funcionamento da máquina eleitoral de fake news de Bolsonaro.

Derrotar Bolsonaro

O apoio à greve petroleira é fundamental. Trata-se de uma luta que vai ao coração da agenda autoritária e ultraliberal de Bolsonaro e Guedes. Também é o momento de unificar com outros setores que devem se colocar em movimento: o anúncio da suspensão de concursos públicos; os ataques à educação, à juventude, às mulheres, aos povos indígenas e quilombolas; a promessa de uma reforma administrativa que ataca os servidores; e a sanha pelo fechamento do regime no entorno presidencial revelam a necessidade de promover uma luta nacional unificada contra o descalabro do governo Bolsonaro.

O PSOL deve colocar-se como agente ativo desta articulação, por meio de sua ação parlamentar e da busca consciente de atuação nas ruas, com as categorias de trabalhadores em greve, a juventude e os movimentos sociais. Este é o caminho para sair da defensiva e buscar a maioria do povo, com um calendário de luta e de ação.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão