Bolsonaro é a expressão selvagem do capitalismo, impeachment já!

Setores cada vez mais amplos da população expressam horror diante de um presidente que manda abrir escolas e nega o isolamento social com o objetivo de reduzir prejuízos econômicos, mesmo que isto custe milhares de vidas.

Luciana Genro 25 mar 2020, 09:24

A crise do coronavírus revelou a face mais horrenda de Bolsonaro. Sua arrogância, egoísmo, desprezo pela vida dos mais frágeis, sua negação da ciência e seu empenho em defender, de forma selvagem e irresponsável, os interesses econômicos acima dos interesses da humanidade.

No dia 18 de março, quando expressei à deputada Fernanda Melchionna minha opinião sobre a necessidade imediata de ingressar com o pedido de impeachment de Bolsonaro, ainda não estava tão evidente para a maioria do povo o risco de morte que significa a continuidade do atual presidente à frente do governo. Mas a necessidade se impunha, e o trabalho da deputada conseguiu ampliar o apoio ao pedido, unindo trabalhadores, intelectuais, artistas, políticos, militantes, professores e estudantes. A decisão se mostrou imediatamente acertada, colocando de forma séria a necessidade de remover Bolsonaro do poder para salvar o país.

Com o pronunciamento de ontem à noite a situação evoluiu. Setores cada vez mais amplos da população expressam horror diante de um presidente que manda abrir escolas e nega o isolamento social com o objetivo de reduzir prejuízos econômicos, mesmo que isto custe milhares de vidas.

Minha aposta é que Bolsonaro não vai sobreviver ao coronavírus. Até para salvar as aparências do sistema, os segmentos mais inteligentes da burguesia estão se dando conta que está chegando o limite. Mas isso ainda não está dado, é uma luta em curso.

Bolsonaro, assim como o seus amigos empresários da Havan e da rede de restaurantes Madero, expressam de forma tosca a lógica de um sistema que coloca, e sempre colocou, o lucro acima da vida. É totalmente desumano e chocante que o “véio” da Havan diga que vai demitir 22 mil funcionários, pagar todas as suas contas e ainda terá dinheiro para ir embora para a praia. Ou que o Júnior Durski, do Madero, diga que a economia não pode parar por causa de “5 ou 7 mil mortes”. Mas é inaceitável que o responsável pela condução do Estado brasileiro aja de acordo com este discurso tosco e irresponsável. Desta forma Bolsonaro põe em cheque a credibilidade não do governo, mas do Estado enquanto ente supostamente acima das classes sociais e que tem como função defender o interesse público e não os lucros privados. Bolsonaro abre o jogo, tira as máscaras e mostra a face mais perversa do sistema capitalista.

Como tem dito o vereador e dirigente nacional do PSOL Roberto Robaina, Bolsonaro pode ser um fusível a ser queimado. Para defender a credibilidade do sistema é possível que a burguesia decida afastá-lo. Neste caso os interesses do povo convergem. É preciso seguir e ampliar a luta pelo impeachment.

Com certeza é um trauma para o país ter de enfrentar uma pandemia cruel, ver milhões empobrecendo e muitos destes caindo na miséria e ainda enfrentar as dificuldades inevitáveis de toda a luta de vida ou morte para derrubar o governo. Mas é necessário, e cada dia menos impossível. Derrubar Bolsonaro para salvar o país, lutar por um programa de emergência que comece pela garantia de atendimento médico a todos os que precisam, renda básica para os necessitados e tributação das grandes fortunas. É isso ou terra arrasada.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão