Em meio à crise, Brasil sem líder

O Brasil precisa de uma liderança que proponha medidas como as que PSOL propôs.

Fernanda Melchionna 24 mar 2020, 17:55

O Brasil está na iminência de uma das mais dramáticas crises na saúde que o país já viveu, com mais de 230 casos de coronavírus registrados até esta segunda-feira (16). Os 170 mil casos confirmados no mundo, até o momento, mostram que a pandemia está se espalhando rapidamente. Dados de uma pesquisa preliminar da Universidade de Oxford projetam que cerca de 478 mil pessoas podem morrer apenas no nosso país se continuarmos na estagnação de políticas públicas.

O globo inteiro está tomando medidas emergenciais e estruturais para evitar o alastramento da pandemia, afinal momentos de urgência demandam ações urgentes. O que o Brasil precisa é de uma liderança que proponha medidas como as que PSOL propôs, como o estabelecimento imediato de restrição do contato social, criação de medidas compensatórias de transferência de renda, que os R$15 bilhões destinados ao Congresso em emendas parlamentares sejam destinados integralmente à área da Saúde, a revogação da EC 95, que impede o aumento de investimentos na área e um cuidado especial aos profissionais da saúde, que podem ser atingidos pela pandemia de forma drástica.

Bolsonaro tem feito justamente o contrário. Convocou manifestações com teor autoritário que pediram o fechamento do Congresso Nacional, do STF e a implantação do AI-5, que restringiu as liberdades democráticas na época da ditadura civil-militar e institucionalizou a tortura. Não contente em apenas divulgá-las, saiu no último domingo do Palácio do Planalto para interagir com os manifestantes, mesmo sob o risco de estar infectado, já que no mínimo 10 pessoas de sua comitiva estão.

Bolsonaro já vinha cometendo crimes de responsabilidade por insuflar ataques à democracia, mas agora, como bem pontuou Rosane de Oliveira em Zero Hora, comete um crime de responsabilidade sanitária. É bastante óbvio que ele não tem as mínimas condições de continuar sendo presidente do país e não tem se comportado como um chefe de Estado, mas como um animador criminoso da extrema-direita. Como disse a deputada Luciana Genro, talvez este seja o pior momento para um impeachment, mas talvez seja a única saída diante de tamanha irresponsabilidade.

Artigo originalmente publicado na revista Fórum. Reprodução da versão disponibilizada pelo site da deputada.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!