Faleceu Manolis Glezos, o herói da resistência grega

Líder comunista lutou contra nazismo e foi figura importante da esquerda do país até sua morte.

30 mar 2020, 17:51

Manolis Glezos faleceu esta segunda-feira, em Atenas, vítima de uma paragem cardíaca aos 97 anos. Já estava hospitalizado desde o início do mês devido a uma gastroenterite e a uma infeção urinária.

Conhecido por muitos como um herói da resistência grega à ocupação nazi durante a Segunda Guerra Mundial, tinha 18 anos a 30 de Maio de 1941, o dia em que com o seu amigo Lakis Santas subiu à Acrópole para retirar uma bandeira que tinha sido erguida uns meses antes da ocupação. A Associated Press(link is external) relembra a descrição feita por Glezos algumas décadas depois: “era uma bandeira grande e quando caiu sobre nós, abraçámo-nos e dançámos um pouco no local”. Glezos foi preso várias vezes durante a guerra mundial, mas também na guerra civil que se seguiu.

Trabalhou como jornalista para o jornal oficial do Partido Comunista Grego e para o diário de esquerda Avgi. Foi eleito deputado diversas vezes no Parlamento Grego. Integrou as listas de vários partidos de esquerda e foi deputado durante mais de seis décadas. Em 2012 foi eleito deputado pelo Syriza no Parlamento grego e, em 2014, eurodeputado. Reformou-se no ano seguinte, mas continuou a ser uma voz politicamente ativa, participando da luta social contra a política de austeridade.

Em fevereiro de 2015, após a celebração de um acordo austeritário e subjugação do Governo grego ao Eurogrupo, que contrariava o seu próprio programa eleitoral, emitiu um comunicado público pedindo desculpa ao povo grego por ter apelado ao voto no Syriza e fez um apelo aos apoiantes do partido para que decidissem se aceitam ou não a decisão tomada.

A eurodeputada Marisa Matias reagiu à notícia da morte de Manolis Glezos nas redes sociais, destacando “a coragem e o exemplo” do dirigente político grego e “o privilégio” de com ele ter trabalhado na bancada do GUE/NGL. “A sua luta contra o Nazismo e uma vida inteira a olhar pelos que mais precisam ficam connosco”, sublinha Marisa.

Artigo originalmente publicado pelo esquerda.net.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!