Projeto de Lei para combater o suicídio de policiais e outros agentes de segurança pública

Projeto de Lei apresentado pelo deputado David Miranda (PSOL) busca combater o suicídio de policiais e demais agentes de segurança pública.

Equipe David Miranda 12 mar 2020, 18:35

Como parte da nossa campanha “Mais inteligência, menos bala!”, apresentamos na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 6355/2019, que estabelece um plano para a promoção da saúde mental e combate ao suicídio de policiais de todas as esferas, além de guardas municipais e agentes socioeducativos.

No Brasil os índices de suicídio e de transtornos psicológicos e psiquiátricos entre profissionais da segurança pública são alarmantes e, muitas das vezes, subnotificados. Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam, por exemplo, que em 2018 o número de policias que tiraram a própria vida ultrapassou o número dos que foram mortos em serviço. Foram pelo menos 104 casos.

É impossível dissociar a situação atual, no entanto, do próprio paradigma de segurança pública vigente no país, que combina estruturas institucionais arcaicas, falta de condições de trabalho, violações de direitos humanos, jornadas de trabalho extenuantes e, principalmente, ações e exigências voluntaristas por parte de governantes e dirigentes que muitas vezes atingem a saúde ou até a vida dos trabalhadores policiais.

Precisamos alterar radicalmente a estrutura da segurança pública do país, por meio do redirecionamento do foco para ações preventivas, desmilitarização e reestruturação das polícias e outras medidas estruturais que coloquem a vida e a dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras da segurança pública e de todos os cidadãos em primeiro lugar.

Ainda como parte da campanha nosso mandato foi também protagonista na destinação de R$13,6 milhões como emendas ao orçamento federal, por parte da bancada do Rio de Janeiro, para as áreas de prevenção e inteligência da Polícia Civil em nosso estado. Além de emenda individual de R$ 500 mil para o mesmo fim.

Acreditamos que esta iniciativa pode apontar novos rumos para a segurança pública e combater os abusos policiais, além de preservar a saúde e vida dos trabalhadores.
Por uma segurança pública cidadã e humanizada: mais inteligência, menos bala!

Fonte: https://davidmirandario.com.br/2020/03/projeto-de-lei-para-combater-o-suicidio-de-policiais-e-outros-agentes-de-seguranca-publica/


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão