COVID-19 – Sâmia Bomfim defende que o Estado garanta acesso à água e sabão aos mais pobres
Reprodução

COVID-19 – Sâmia Bomfim defende que o Estado garanta acesso à água e sabão aos mais pobres

unto com a bancada do PSOL, deputada protocolou PL sobre Plano emergencial para enfrentamento Coronavírus nas favelas e comunidades.

Equipe Sâmia Bomfim 3 abr 2020, 15:11

“Infelizmente, muitos brasileiros vivem em regiões com casas e barracos amontoados e não têm condições de comprar sabonete, quem dirá máscara ou álcool gel”. A declaração da deputada Sâmia Bomfim resume a situação de milhões de brasileiros que estão vulneráveis economicamente e não têm condições de se proteger corretamente contra o COVID-19.

É por isso que Sâmia, junto com a bancada com PSOL na Câmara dos Deputados, protocolou um projeto de lei para criar um Plano emergencial para enfrentamento ao COVID-19 nas favelas e comunidades.

Clique aqui e leia o PL

Dados do Data Favela, divulgados pela Folha de S. Paulo, mostram que 72% dos moradores de favelas de todo o Brasil não conseguem manter o baixo padrão de vida que já tem se ficarem em casa, durante 1 semana, sem trabalhar. Ou seja, para essa parte da população é quase inexistente a realidade de fazer quarentena.

“O Estado tem que garantir uma assistência para essas pessoas, fornecendo materiais de proteção, cesta básica, além de uma renda básica emergencial”.

Originalmente publicado no site da deputada.


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
Na 16ª edição, estão disponíveis dois dossiês. No primeiro, sobre o ecossocialismo, podem-se se encontrar as recentes teses de Michael Löwy, além de uma entrevista com o sociólogo e dirigente da IV Internacional. Também publicamos uma entrevista com Zé Rainha, dirigente da FNL, sobre sua trajetória de luta e os desafios dos socialistas no Brasil; uma entrevista com Antônia Cariongo, dirigente quilombola e do PSOL-MA; e artigos de Luiz Fernando Santos, sobre a lógica marxista e a Amazônia, e de Marcela Durante, do Setorial Ecossocialista do PSOL. O segundo dossiê traz algumas análises iniciais sobre a pandemia de coronavírus. Há artigos de Mike Davis e Daniel Tanuro; documentos do MES e do Bureau da IV Internacional; além de uma densa análise de nossas companheiras Evelin Minowa, Joyce Martins, Luana Alves, Natália Peccin Gonçalves, Natalia Pennachioni e Vanessa Couto e de um artigo do camarada Bruno Magalhães. A seção de depoimentos traz um instigante artigo de Pedro Fuentes sobre a história de seu irmão Luis Pujals, o primeiro desaparecido político da história da Argentina. Já a seção internacional traz uma análise do sociólogo William I. Robinson sobre a situação latino-americana.