“O relojoeiro”

Artigo de Gramsci escrito em agosto de 1917.

Antonio Gramsci 25 abr 2020, 21:45

— Agosto de 1917

Se fala muito de um antes e de um depois. Se almeja uma data fixa. Nós não acreditamos que exista tal data, e apenas nós pensamos assim, pois nosso pensamento busca sempre na vida um modo de ser perenemente aderente às nossas ideias. Entre a mesmice da vida social cotidiana e a vida de exceção das revoluções não existe uma diferença qualitativa, mas sim uma diferença quantitativa. Algo a mais ou a menos de determinados fatores. As energias sociais ativas são a aparência sensível e humana de determinados programas, de certas ideias: em tempos normais existe um equilíbrio de forças cuja instabilidade não possui oscilações visíveis; quanto mais essas oscilações se mostram irregulares e caprichosas, contudo, mais se diz que os tempos estão calamitosos. Quando o equilíbrio tende irresistivelmente a mudar, por sua vez, se admite que um momento de vida nova se abriu. Mas a novidade é quantitativa, não qualitativa.

Ocorreu uma escavação profunda na matéria social. Ela adquire hoje feição inteiramente metálica, um metal novo que possui um timbre, o nosso timbre. Mas esse fenômeno sempre aconteceu, pois não somos diferentes do passado, pois continuamos nosso ontem. Encontramo-nos nesse fenômeno: o resto está assustado. Essa é a nossa realidade, a nossa concepção, é nossa obra-prima histórica, pois finalmente os dois termos, concepção e realidade, aderem um ao outro extensivamente e não de forma fragmentária. A vida do pensamento passa a substituir a inércia mental, a indiferença: é a primeira das substituições revolucionárias. Uma nova atitude se forma: aquela de não temer o fato novo, primeiro porque pior do que está não é possível ficar, depois porque existe a convicção de que se pode melhorar.

Quando começou o processo de idealização do regime, teve início sua declaração de falência: ele perdeu a confiança instintiva e de rebanho dos indiferentes, pois fechou porteiras demais. Deixou entreaberta, contudo, uma outra porteira: a da vida, da boca do forno, da porta do armazém de grãos. Poderá fechá-la inteiramente? A dúvida angustiante se propaga nas longas filas de mulheres às cinco da manhã diante das padarias[2]. Atinge a todos, mesmo os grupos mais humildes da passividade social: bate e sacode os pilares da vida. E a matéria se metaliza: todos vivem, todos se alimentam; as fontes da vida se dissecam, e a passividade se organiza como pensamento para se defender.

Por três anos, gozaram da confiança de uma pequena parte ativa da sociedade e disciplinaram externamente a imensa passividade social, os indiferentes. A outra parte ativa, que não sofre dessa exterioridade, não concedeu sua confiança, sua colaboração. Hoje mesmo a imensa passividade se organiza como pensamento, se disciplina, não segundo esquemas exteriores, mas segundo a necessidade de sua própria vida, de seu pensamento nascente. Não é preciso compromisso algum ou harmonia pré-estabelecida. Se, como Leibniz, comparamos os números dessa humanidade crescente aos relógios de uma relojoaria, é possível observar a mesma coisa: a harmonia pré-estabelecida, todos marcam a mesma hora, pensam sempre à mesma hora, sempre assediados pela mesma preocupação, e isso não significa que compartilhem entre si quaisquer vontades[3]. O estranhamento é o relojoeiro que aciona todas as molas juntas, que imprime um movimento sincronizado a todos os ponteiros. O estranhamento é o relojoeiro que criou uma unidade social nova, com estímulos novos, não exteriores, mas interiores. Uma unidade social mais extensa que aquela que ontem existia determinada pela mesma causa exterior. Ontem o estranhamento era a relação de insatisfação entre um determinado pensamento político e econômico, e uma determinada realidade política e econômica, entre uma necessidade e uma desilusão; hoje a relação permanece a mesma, percebida por uma multidão, uma quase totalidade. E é a continuação do nosso ontem, pois a vida é sempre uma revolução, uma substituição de valores, de pessoas, de categorias, de classes. Os homens dão o nome de revolução às grandes revoluções, das quais participam o máximo número de indivíduos, que desloca um número maior de relações, que destrói todo um equilíbrio para substituí-lo por outro inteiro, orgânico. Nós somos diferentes dos demais porque concebemos a vida sempre como revolucionária e, por isso, amanhã não vamos dizer que é definitivo um mundo por nós realizado, mas deixaremos sempre aberto o caminho para algo melhor, harmonias superiores. Não seremos conservadores, nem mesmo sob o socialismo, mas queremos que o relógio da revolução não seja um fato mecânico, um estranhamento, e sim a audácia do pensamento que cria mitos sociais sempre mais elevados e luminosos.


Fonte do texto original: Avanti!, a. XXII, 13 ago. 1917 (artigo completamente censurado); Il Grido del Popolo, a. XXII, n. 682, 18 ago. 1917.

Tradução: Alvaro Bianchi e Daniela Mussi

[2] Nas primeiras semanas de agosto de 1917 a escassez de alimentos provocada pela guerra e pela especulação chegou a seu ápice em Turim. Entre os dias 7 e 10 de agosto muitas padarias suspenderam a produção por falta de farinha e longas filas se formaram. Em 22 de agosto uma insurreição popular teve lugar na cidade e só foi controlada, com violenta repressão, no dia 26.

[3] Guido de Ruggiero selecionou e traduziu para o italiano, em 1912, uma coletânea de textos do filósofo alemão Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716). A metáfora do relógio está presente em vários momentos da obra de Leibniz, p. ex.: “Tudo o que acontece no corpo do homem e de todos os animais é mecânico, exatamente como acontece em um relógio. A única diferença é a que deve existir entre uma máquina da invenção divina e a produção de um criador limitado, que é o homem”, Gottfried Wilhelm Leibniz, Opere varie: scelte e tradotte da Guido De Ruggiero (Bari, Laterza, 1912), p. 325.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão