Acordo Nacional, mais um

Reunião é utilizada para sido que os governos no Peru possam aproveitá-la em detrimento dos trabalhadores e do povo

Tito Prado 16 maio 2020, 16:42

A convite do Presidente Martín Vizcarra, foi realizada virtualmente a 128ª sessão do Fórum do Acordo Nacional . Em seu discurso, o chefe de Estado destacou que estamos diante de uma crise social e econômica sem precedentes e que, para superá-la, é necessária a unidade de todos os peruanos. O Ministro da Economia também falou apresentando o plano de reativação econômica pós-Covid-19 aprovado pelo Executivo na extensão da CONFIEP e que a CGTP rejeitou porque os sindicatos não foram ouvidos, nem suas reivindicações foram levadas em conta.

Não deve ser surpresa, essa tem sido a constante do Acordo Nacional. Sempre que foi solicitada, tem sido para que os governos no poder possam aproveitá-la em detrimento dos trabalhadores e do povo. Com Vizcarra não será diferente.

UM POUCO DE HISTÓRIA

O Acordo Nacional foi convocado pela primeira vez pelo governo de Toledo em 2002, e os participantes assinaram um documento que foi assinado por Julio Favre, presidente da Confep, e Mario Huamán, secretário-geral da CGTP. Entre seus acordos está o compromisso de levar a educação de 3 a 6% do PIB, mas nunca foi cumprido.

Humala apela ao Acordo Nacional em 2014 para chegar a um acordo com García e Toledo que o salvará da sua crise de credibilidade. Eles fazem parte do mesmo Olmedo Auris em representação da CGTP e tiveram a assistência de Jehude Simon e Salomon Lerner, com Javier Iguiñez, Secretário Executivo do Acordo Nacional, todos eles conhecidos líderes do que foi a Izquierda Unida.

Esta política de adesão ao Acordo Nacional é inútil e acaba custando àqueles que dele fazem parte, pois acabam assumindo os custos de uma política de conciliação. Uma coisa é o diálogo, outra é o compromisso, o acordo, o que implica o propósito dos governos em exercício de comprometer todos com suas políticas antipopulares.

UNIDADE NACIONAL, COM QUEM E PARA QUE FINS

Claro que é necessária a mais ampla unidade para derrotar a Covid-19, mas é a unidade entre aqueles de nós que defendem a vida, é a unidade de ação em torno de temas comuns como saúde única, universal e gratuita, Bônus Universal, etc. Está entre aqueles de nós que concordam em avançar nessa direção e é contra aqueles que se opõem a ela. É inimaginável sentar-se à mesa com Dionísio Romero para convencê-lo do Bônus Universal ou do imposto sobre grandes fortunas. Ainda é impensável que o Ministro da Economia concorde em abolir a “suspensão perfeita”. Tais exigências só serão possíveis se houver pressão e uma luta para fazê-las sair do chão. Pensar que pode haver um plano comum é confiar no governo neoliberal da Vizcarra. Isso desarma os trabalhadores que podem ter algumas ilusões por causa da influência da mídia e dos partidos do regime. E torna inviável uma alternativa esquerdista porque se Vizcarra pode fazer as coisas bem, por que lutar com ele?

A unidade nacional está atirando em nosso estômago, é suicídio. O que é necessário é a unidade do movimento popular, cidadão e democrático em torno de um programa de emergência que contenha os pontos que a crise exige.

BÔNUS UNIVERSAL, RENDA BÁSICA

BÔNUS AGRÍCOLA PRODUTIVO

SAÚDE ÚNICA, UNIVERSAL E GRATUITA

NÃO À “SUSPENSÃO PERFEITA”.

IMPOSTO SOLIDÁRIO SOBRE GRANDES FORTUNAS

É agora! Amanhã pode ser tarde demais.

Artigo originalmente publicado no Portal da Esquerda em Movimento.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão