Em meio ao caos, reprovação de Bolsonaro se generaliza

Pesquisa XP/Ipesp divulgada nessa terça aponta recorde de impopularidade do governo.

Matheus Trevisan 20 maio 2020, 18:07

Foi divulgada nessa terça-feira (20) pesquisa Ipesp encomendada pela XP Investimentos que mostra que a popularidade de Jair Bolsonaro e de seu governo seguem ladeira abaixo.

Segundo a pesquisa, 50% dos brasileiros já consideram o governo ruim ou péssimo. Os que consideram bom ou ótimo diminuíram para o patamar de 25%.

A avaliação individual do presidente é ainda pior. Quando perguntados sobre o desempenho de Bolsonaro frente à pandemia, 57% dos entrevistados disseram considerar ruim ou péssimo. Os que consideram que o presidente lida bem com a crise são apenas 21%.

Considerando que se trata de uma pesquisa encomendada por uma corretora de investimentos alinhada com Paulo Guedes, é possível até supor que a avaliação popular do governo possa ser ainda pior.

Os números revelam uma incontestável deterioração do núcleo mais duro do bolsonarismo, já comumente considerado como 1/3 da população. Tudo indica que, na verdade, o grupo de apoiadores fanáticos de Jair Bolsonaro caminhe para um isolamento ainda maior, representando apenas 1/5 dos brasileiros.

Muitos analistas, especialmente os ligados ao mercado financeiro, consideravam que o pagamento do auxílio emergencial poderia representar uma melhora na avaliação do governo a despeito da conduta criminosa do presidente diante do agravamento da pandemia. A tese não se confirma, pelo contrário.

Na redes sociais, importante arena de enfrentamento político, o tamanho da tropa bolsonarista está consideravelmente menor. Mesmo com a atuação dos robôs e de toda a engrenagem criminosa do gabinete do ódio, Bolsonaro vem perdendo espaço. Sua única fortaleza é o Whatsapp mas, mesmo por lá, o comportamento genocida do presidente parece ir corroendo o apoio de uma parcela crescente de brasileiros.

No aplicativo de mensagens instantâneas, os grupos bolsonaristas sofreram abalos consideráveis após a defecção das alas mais ligadas a Sérgio Moro. Após a depuração, o que restou foi uma base ainda mais raivosa, que segue ativa na dispersão de conteúdos criminosos que defendem a cloroquina e o fechamento do Congresso. Críticas aos governadores e ataques à OMS também compõem o ambiente dos grupos praticamente blindados de contestações. Vem daí as correntes, vídeos, links e memes que chegam a milhões de celulares, alimentando o ódio de alguns e confundindo outros.

Cada vez mais isolado pela realidade, só resta ao governo e sua máquina de propaganda alimentar o faz de conta de seus apoiadores mais fanáticos. Da maioria a 1/3, de 1/3 a 1/5, o apoio a Jair Bolsonaro junto ao povo tende a ser ainda menor quanto mais alta for a pilha de corpos das vítimas pela covid-19.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi