Morremos de vírus e de bala: exigimos um Manifesto pela Vida!

Nós devemos ser a geração que articula o Manifesto da Vida contra o governo da morte.

Cilas Machado 22 maio 2020, 15:47

Ando acordando, meio desolado, tento achar que deve ser mais um dia “comum” em meio à pandemia em que precisamos estar em isolamento social, mas estarreço, imagino que como outros, ao tomar conhecimento das mortes do nosso povo. É por vírus e é por bala. Nesses últimos dias, o Brasil bateu recorde mundial de vítimas do Coronavírus e também o menino João Pedro de 14 anos foi tirado de sua família. Mais um jovem, negro, criança que tem sua vida ceifada pela polícia militar do Rio de Janeiro e sua guerra de controle contra o povo.

A morte de João Pedro doeu. Sua família sente a perda, a dor. Conjuntamente, devemos exigir justiça! A morte da população brasileira vítima da pandemia nos assusta. Conjuntamente precisamos exigir atuação e responsabilidade do poder público para salvar vidas.

Há pouco tempo o filósofo Vladimir Safatle produziu uma reflexão importante: estamos vivendo um momento em que o Estado brasileiro recupera uma característica de Estado escravista. As vidas passam a ser menos importantes ainda. O governo Bolsonaro e o bolsonarismo exacerbam essa dimensão violenta e mórbida, carregam, naquilo que Regina Duarte quis disfarçar, um verdadeiro necrotério nas costas.

O conceito do professor Safatle tem esteio no intelectual Achille Mbembe, com a ideia de necropolítica. Isto é, um processo em que o Estado assume para si a dimensão de quem vive e de quem morre, mas, sobretudo, de quem morre. O Estado se torna articulador, cúmplice, permissível do estado de sítio que nossas comunidades vivem, seja pelo vírus, seja pelas balas.

A quem assiste as notícias da violência policial no Rio de Janeiro e das mortes do Coronavírus no Brasil, por mais desolado que fique, saiba: A CONTABILIDADE DA HISTÓRIA NÃO OS ABSOLVERÁ!

No ano passado produzimos uma luta intensa em defesa da educação e da Universidade Pública. Fomos marcados como a geração do Levante dos Livros que foi a pedra no sapato do governo das armas. Hoje, mais uma vez, é hora de agirmos. O governo Bolsonaro e os bolsonaristas precisam ser derrotados! E como contraponto, ao governo da morte, precisamos produzir um Manifesto pela Vida!

Nós devemos ser a geração que articula o Manifesto da Vida contra o governo da morte. E esse manifesto encontra articulação com a organização das nossas comunidades e do movimento negro brasileiro. A reorganização da luta popular é a única saída possível!

O exemplo de Paraisópolis deve ser nacionalizado. É hora da esquerda tomar para si a necessidade de retomar o diálogo com o movimento popular e o movimento negro. Colocar a periferia realmente no centro. É a política da vida que vai derrotar a morbidez do governo.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão