O rastro de morte se alastra num país à deriva: unidade total para derrubar Bolsonaro!

É hora de unidade: Fora, Bolsonaro! Impeachment já!

Israel Dutra e Thiago Aguiar 21 maio 2020, 22:21

O Brasil está à deriva. Pode-se falar na maior tragédia política em 40 anos. Todos os dias, Bolsonaro comete uma afronta à vida, um crime político. Sua continuidade no poder representa uma ameaça, no momento em que o país torna-se o epicentro mundial da pandemia de Covid-19, apesar da enorme subnotificação e da falta de testes.

No terreno econômico, todas as projeções apontam para uma queda de mais de 5% do PIB, quadro recessivo e aumento do endividamento das famílias e empresas. O índice de desemprego cresce intensamente e o dólar bate a marca de seis reais. Os banqueiros e grandes capitalistas aplaudem Guedes para arrancar direitos, reduzir salários e destruir o serviço público, justo quando ele se faz mais necessário.

A indignação toma conta do Brasil. Todas as pesquisas de opinião indicam a queda da popularidade do governo, acentuada pela saída de seus ministros mais populares, Moro e Mandetta. A luta pelo impeachment, por sua vez, continua na ordem do dia.

O que ainda sustenta Bolsonaro?

Muitos ativistas perguntam-se, depois de Bolsonaro ter ultrapassado todos os limites, por que ele segue governando. Para responder a esta questão, temos que sublinhar os atores fundamentais que ainda o sustentam e sua relação com seus índices de popularidade em descenso, mas ainda resilientes.

Podem-se indicar cinco razões para a garantia de suporte ou de alguma estabilidade ao governo Bolsonaro, apesar da escalada da crise: 1) a ação do imperialismo estadunidense, que tem em Bolsonaro um vassalo útil em Brasília; 2) a adesão de partidos do “centrão” ao governo, oferecendo-lhe meios para resistir a um processo de impeachment no Congresso; 3) a tutela e a participação no governo de altos oficiais, da ativa e da reserva, das Forças Armadas; 4) a omissão da oposição, que, em geral, tem assistido aos acontecimentos passivamente ou restringido sua ação a declarações inócuas; e 5) uma parte da base popular ainda se ilude e não pode simplesmente aceitar a ideia do isolamento social, quando tem que sair às ruas todos os dias para poder comer. Bolsonaro tentou falar para estes últimos em alguns momentos ainda que, felizmente, a experiência com o genocida venha sendo feita entre esses setores.

As razões descritas acima são também aspectos fundamentais para que Bolsonaro evite que sua base seja totalmente desmantelada. O núcleo do governo atua, precisamente, para evitar este risco. Tomem-se como exemplos a política de isenção fiscal para igrejas neopentecostais, os acenos para o Exército e a abertura de postos bem remunerados para oficiais no governo, além da difusão orquestrada das mentiras sobre o novo coronavírus, que chegam por whatsapp ao Brasil profundo e o alinhamento criminoso, uma verdadeira traição nacional, do governo brasileiro aos interesses e ao discurso de Donald Trump.

A pesquisa XP/Ipesp – encomendada por uma das maiores gestoras de fundos de investimentos brasileira, que mantém estreita colaboração com Guedes, portanto, não pode ser acusada de antigoverno – indica uma importante tendência: a oposição se torna majoritária, bem como o apoio anterior de 1/3 para o bolsonarismo vai sendo “achatado”: 50% dos entrevistados avaliam o governo como ruim ou péssimo; 23% avaliam-no como regular e 25% avaliam-no como ótimo ou bom.

O tempo político da crise pode acelerar-se. Bolsonaro pretende comprar o “centrão”, colocar em formação de tropa suas milícias (ainda mais virtuais do que de carne e osso, vide a ação dos “300” de Brasília), e controlar a Polícia Federal como uma polícia política. Por outro lado, há um quase consenso nos meios de imprensa de que Bolsonaro precisa ser parado: Globo, Folha, Estadão e Isto É apresentam-se de modo crescentemente crítico ao governo. Record segue na sustentação do governo e tem audiência popular

A provável divulgação, nos próximos dias, do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril – em que Bolsonaro afirma seu interesse em intervir na seção fluminense na PF e são feitas ameaças golpistas por Weintraub e Damares a ministros do STF, prefeitos e governadores – associada ao depoimento de Paulo Marinho, ex-aliado e braço direito de Gustavo Bebianno, indicam que a crise do governo deve intensificar-se. As condições para que Bolsonaro deixe a presidência evidenciam-se a cada dia, apesar da discordância de tempos de setores da oposição.

A luta fundamental pelo impeachment

A disseminação da Covid-19 no Brasil sob o comando de um genocida colocou na ordem do dia o impedimento de Bolsonaro. A ruptura iniciada pelo maior panelaço até aqui, em 18 de março, abriu uma nova conjuntura. Nesse momento, propusemos um pedido de impeachment, com artistas e intelectuais, apoiado por mais de um milhão de brasileiros, visando a oferecer um caminho diante dos ataques e do golpismo de Bolsonaro. A amplitude alcançada por este pedido teve papel fundamental para colocar a tarefa de retirar Bolsonaro da presidência na ordem do dia.

Nos últimos dias, houve dois movimentos importantes da oposição a Bolsonaro em direção à luta por seu impedimento. Primeiro, na terça-feira, partidos de centro-esquerda que haviam protocolado pedidos de impeachment, organizaram o importante ato “Janelas contra Bolsonaro” exigindo a saída do presidente. Nesta quinta-feira, por sua vez, foi oficializado um pedido unificado de setores de movimentos sociais e partidos políticos de esquerda como PSOL, PT, PCdoB, PSTU, PCB e UP. Foi demorado e perdeu o tempo político para estimular a combatividade do povo que espontaneamente estava fazendo panelaços, mas foi feito, mesmo que muito depois do clamor dado pelo barulho nas janelas. Saudamos que tenha ocorrido.

Consideramos uma vitória a luta nas bases das esquerdas contra a paralisia de muitas direções políticas que ou vacilavam ou posicionavam-se contrariamente à abertura de processos de impeachment.

Como derrubar o governo Bolsonaro?

Há uma série de forças em ação. Além das já mencionadas ao longo deste editorial, é preciso também acompanhar o movimento dos governadores e prefeitos que, em geral e até aqui, tiveram uma postura de defesa do isolamento e das regras da OMS – o que não quer dizer que não existam desgastes importantes, como a demissões de vários secretários de saúde e educação dos estados envolvidos em casos de corrupção na compra de aparelhos essenciais como os respiradores.

É preciso acompanhar as mobilizações em curso. A luta dos trabalhadores da saúde em todo o país marca e dá força. Além de engajarem-se para salvar vidas, estes profissionais têm lutado para garantir melhores condições de trabalho, EPIs e a aplicação de testes massivos.

Existem duas tarefas fundamentais para derrotar o governo e colocar Bolsonaro para fora. A primeira é evitar que a extrema-direita levante a cabeça. A extrema-direita só se fortalece se não é combatida. Pouco a pouco, alguns exemplos de combate mostram que eles não estão mais jogando sozinhos em seus protestos golpistas e obscurantistas. Primeiro, em São Paulo, a iniciativa de torcedores antifascistas corintianos mostrou o caminho para impedir mais uma das manifestações “da morte” do bolsonarismo. No último dia 17, um novo exemplo: a ação antifascista em Porto Alegre intimidou os fascistas que se reuniam em mais uma concentração pelo golpe e pela morte. Eis a verdadeira importância da unidade antifascista.

A segunda tarefa é batalhar para que os pedidos de impeachment possam ser unificados, sem sectarismo, para que seja possível avançar a mobilização social, com pixações, placas, faixas, cartazes, panelaços e todas as iniciativas possíveis em todo o Brasil.

Além disso, é preciso seguir a luta em defesa da vida, dos profissionais de saúde e da atenção aos doentes. A solidariedade ativa e o prolongamento da renda básica assistencial são nossas bandeiras. A defesa das vidas e da saúde de nossos familiares, amigos e companheiros une-se com a defesa das liberdades democráticas, do emprego e da renda para o povo brasileiro. É hora de unidade: Fora, Bolsonaro! Impeachment já!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão