Sobre a reunião ministerial de 22 de abril

Roberto Robaina analisa divulgação do vídeo da reunião ministerial.

Roberto Robaina 23 maio 2020, 18:25

O vídeo não foi capaz de fazer o governo balançar. A escória bolsonarista chegou a aplaudir. Mas mostrou que Bolsonaro tem até medo da prisão. E a reunião foi feita antes da queda de Moro, cuja demissão aumentou a divisão burguesa e tirou mais base social de apoio ao governo. Por que tem medo? Porque sabe que tem crimes nas costas, sobretudo protegendo os milicianos. E agora com sua política genocida na saúde.

Muita gente se espanta que ele pode as vezes chegar a 30% de apoio. De fato a ignorância indigna. E espanta. Mas o maior risco do país nao está aí. Nas últimas pesquisas mostram que seu apoio de extrema direita não passa de 15%. O desafio é a mobilização unitária dos que o rejeitam. E tal mobilização é necessária.

As parcelas da classe dominante que fazem oposição a Bolsonaro querem conter o governo e até afasta-lo. Mas querem convencer a cúpula militar a respaldar estes seus movimentos e ao mesmo tempo na economia sao favoráveis aos planos de Guedes de privatização e arrocho salarial. Não querem que o povo se mobilize.

Assim, se depender da burguesia liberal a tutela militar atual nao será rompida. Só a mobilização pode rompe-la e derrotar a escalada golpista que Bolsonaro reafirma como sua estratégia. Neste ponto as forças de esquerda e democráticas devem romper a paralisia e se unir para elaborar um plano de ações que envolva as ações nas redes mas também nas ruas, num plano cuidadoso que leve em conta a necessidade das normas sanitárias mas que deixe claro que os genocidas serão enfrentados até o final, ou seja, até que sejam postos a correr.

Artigo originalmente publicado no Facebook do autor

TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 15 jun 2025

Extrema direita: conhecer, estudar, para melhor combater

Sobre "A Ascensão da Extrema Direita e o Freio de Emergência", novo livro de Roberto Robaina
Extrema direita: conhecer, estudar, para melhor combater
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Sem internacionalismo, não há revolução!
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!

Autores

Camila Souza