Sobre a reunião ministerial de 22 de abril

Roberto Robaina analisa divulgação do vídeo da reunião ministerial.

Roberto Robaina 23 maio 2020, 18:25

O vídeo não foi capaz de fazer o governo balançar. A escória bolsonarista chegou a aplaudir. Mas mostrou que Bolsonaro tem até medo da prisão. E a reunião foi feita antes da queda de Moro, cuja demissão aumentou a divisão burguesa e tirou mais base social de apoio ao governo. Por que tem medo? Porque sabe que tem crimes nas costas, sobretudo protegendo os milicianos. E agora com sua política genocida na saúde.

Muita gente se espanta que ele pode as vezes chegar a 30% de apoio. De fato a ignorância indigna. E espanta. Mas o maior risco do país nao está aí. Nas últimas pesquisas mostram que seu apoio de extrema direita não passa de 15%. O desafio é a mobilização unitária dos que o rejeitam. E tal mobilização é necessária.

As parcelas da classe dominante que fazem oposição a Bolsonaro querem conter o governo e até afasta-lo. Mas querem convencer a cúpula militar a respaldar estes seus movimentos e ao mesmo tempo na economia sao favoráveis aos planos de Guedes de privatização e arrocho salarial. Não querem que o povo se mobilize.

Assim, se depender da burguesia liberal a tutela militar atual nao será rompida. Só a mobilização pode rompe-la e derrotar a escalada golpista que Bolsonaro reafirma como sua estratégia. Neste ponto as forças de esquerda e democráticas devem romper a paralisia e se unir para elaborar um plano de ações que envolva as ações nas redes mas também nas ruas, num plano cuidadoso que leve em conta a necessidade das normas sanitárias mas que deixe claro que os genocidas serão enfrentados até o final, ou seja, até que sejam postos a correr.

Artigo originalmente publicado no Facebook do autor

TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi