O racismo é internacional e luta contra ele também: uma nota sobre a Rebelião Negra nos Estados Unidos

A crise sanitária do COVID-19 soma-se agora as cenas marcantes do George Floyd sendo torturado até morte por um policial norte-americano.

Prof. Josemar Carvalho 4 jun 2020, 15:12

Os debates internacionais nunca estiveram tão presentes no cotidiano popular. A crise sanitária do COVID-19 soma-se agora as cenas marcantes do George Floyd sendo torturado até morte por um policial norte-americano.

Um fato aparentemente comum num país racista como é os Estados Unidos, ganhou repercussão e provocou uma onda de protestos. O estrangulamento por 9 minutos, sendo filmado por vários, chocou o mundo. Floyd ecoou ali um “grito por vida” que virou um “grito de guerra” na luta contra o genocídio do povo negro: “não consigo respirar”. O movimento Black Lives Matter (tradução: Vidas negras importam) foram os principais organizadores de uma onda de protesto que espalharam pelo mundo.

O governo da extrema direita de Donald Trump fez seu papel de lacaio do racismo e veem reprimindo duramente as manifestações. Numa delas, a polícia agrediu e prendeu um jornalista negro da emissora de TV CNN, enquanto com seu com colega jornalista branco nada acontecia. É a face do racismo estrutural que ocupa as instituições e os aparatos repressivos.

Mas o nosso povo negro que significa 13% da população dos EUA não se intimidou. O perfil autoritário o Chefe do Estado da principal potência do planeta, Donald Trump não impediu que ele tivesse que se proteger no Bunker subterrâneo da Casa Branca contra as mobilizações. Um fato inédito na história norte americana.

As declarações racistas, o Estado de Sítio (decretado por vários Estados e cidades), a repressão policial, o quadro de 40 milhões de desempregados, as mais de 100 mil mortes por COVID-19 (que tem sido mais letal nos negros), fazem efervescer o caldo social que alimentam as manifestações. É resposta dxs negrxs a Trump e seu descaso com o nosso povo.

É preciso derrotar o governo Trump e todos aqueles que o seguem, como é o caso do Bolsonarismo no Brasil. O caminho está pautando pelas mobilizações antirracistas que se espalharam pelo mundo. Respeitaremos os ditames da ciência para nos organizar e nos proteger do COVID-19, mas não deixaremos que o pensamento racista e fascista que visa o nosso extermínio, siga existindo e relativizando as nossas mortes.

O racismo é internacional e luta contra ele também. Seja aqui em São Gonçalo, na denuncia contra o bárbaro assassinato do jovem João Pedro. Seja na França, na violência policial que matou Adama Traoré ou no caso de George Floyd, seguiremos resistindo, nos indignando e denunciando. Vidas Negras Importam em todo o canto do planeta!!!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão