Solidariedade à greve dos entregadores de apps e à mobilização dos metroviários

A paralisação dos entregadores de apps e a mobilização dos metroviários mostram o caminho.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 30 jun 2020, 20:10

O movimento convocado pelos entregadores de apps no país inteiro, denominado “Breque dos Apps”, ganhou força. Depois de assembleias e reuniões virtuais, coletivos organizados em várias partes do país optaram por convocar uma medida contundente: impor uma jornada nacional de protestos e paralisações. A repercussão já está na imprensa e começou a contagiar trabalhadores de apps em outros países da América Latina.

Enquanto o contágio e o número de mortes por Covid-19 segue avançando no Brasil, governadores e prefeitos reabrem as atividades econômicas, ameaçando a vida de milhares de trabalhadores e de suas famílias. Em particular, desde o início da pandemia, trabalhadores dos considerados “serviços essenciais” têm sido os mais expostos, como as e os profissionais da saúde e do transporte público.

Desde o início da adoção das medidas de isolamento social, os serviços de entrega de alimentos e mercadorias foram mantidos e uma categoria tem sido particularmente afetada pela necessidade de trabalhar diariamente, mesmo sob risco de contaminação: os entregadores de plataformas digitais, em geral corporações transnacionais com centenas de milhares de trabalhadores sem vínculo empregatício formal em todo o mundo. Trata-se de trabalho precarizado, sem direitos trabalhistas, sujeito a longas jornadas e baixa remuneração. Os entregadores também precisam responsabilizar-se por seu meio de trabalho e transporte – motocicletas, bicicletas e automóveis –, assumindo os custos de manutenção e do combustível. Não por acaso, em livro recente, o sociólogo Ricardo Antunes chamou a atenção para tal condição de trabalho como sendo “o privilégio da servidão”: diante da destruição dos direitos trabalhistas, da crise econômica e do alto índice de desemprego, só resta a milhares de trabalhadores o trabalho em plataformas como Uber Eats, Rappi, Ifood, James, entre outras, para garantir a sobrevivência de suas famílias.

Com o “Breque dos Apps” programado para amanhã, dia 1º de julho, os entregadores pretendem chamar a atenção para as jornadas extenuantes e a baixa remuneração dos aplicativos, além das exigências, metas e “jogos”, programados pelas plataformas, que os obrigam a permanecer mais tempo ligados num determinado aplicativo ou os submetem a punições inescrutáveis se não seguirem as exigências impessoais do “algoritmo”.

Ao mesmo tempo, enquanto escrevemos este editorial, as e os trabalhadores do Metrô de São Paulo enfrentam um ataque inédito do governo Doria (PSDB). Apesar de terem sido intensamente expostos ao novo coronavírus (e terem visto vários colegas adoecerem e dois recentemente perderem a vida por conta da Covid-19), os metroviários recebem, como recompensa por seu empenho, cortes em sua remuneração. Argumentando perda de receita, o governo privatista tucano anuncia que não apenas deixará de conceder qualquer reajuste em salários e benefícios, como também retirará conquistas de décadas da categoria, extinguindo ou reduzindo benefícios e mesmo contribuições patronais para o plano de aposentadoria. Trata-se de um ataque inaceitável que, na folha de pagamento deste mês, chega a arrancar até 40% da remuneração de alguns trabalhadores, como denuncia o Sindicato dos Metroviários de São Paulo. Por isso, a categoria está mobilizada e pode entrar em greve também nesta quarta-feira ou nos próximos dias.

A paralisação dos entregadores de apps e a mobilização dos metroviários mostram o caminho. Governos e empresas deixam evidente que, diante da crise econômica e sanitária, sua disposição é atacar o nível de vida do povo e as conquistas dos trabalhadores. Por isso, nos próximos dias e meses, teremos que lutar. A esquerda precisa oferecer apoio decidido a tais mobilizações! Solidariedade ao “Breque dos apps” e à mobilização dos metroviários de São Paulo!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão