A Amazônia no centro da crise: Bolsonaro e Salles querem “passar a boiada”

A política de destruição ambiental de Salles e Bolsonaro precisa ser derrotada.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 16 jul 2020, 21:00

O pior governo do mundo no que diz respeito ao combate à pandemia coleciona fracassos em toda linha. Bolsonaro está em evidência, uma vez mais: desta vez, a tragédia ambiental no país circula na imprensa internacional. O desmatamento e as queimadas na Floresta Amazônica e nos biomas brasileiros voltam a ser questionados, após a divulgação de crescimento acelerado da destruição mesmo em plena pandemia.

Há quase um ano, em agosto de 2019, o país tomava conhecimento, estarrecido, do “Dia do Fogo”, uma articulação de proprietários de terra e grileiros no Pará para destruir a mata e promover incêndios como forma de apoio à política de destruição dos órgãos ambientais e de incentivo ao desmatamento, ao garimpo e à grilagem vocalizada por Bolsonaro e por Ricardo Salles. Este último, agora, parece estar com a cabeça a prêmio, atacado por gestores de fundos de investimento transnacionais e por controladores e gestores de grandes empresas de origem brasileira. A razão é a crescente corrosão da imagem de empresas e produtos brasileiros, sob risco de sanções e de campanhas de boicote, além do naufrágio do acordo Mercosul-UE, bombardeado por lideranças ambientalistas, por governos europeus pressionados por seu eleitorado e pelos produtores rurais do continente, que exigem manutenção das políticas protecionistas para o campo.

A política de destruição ambiental de Bolsonaro, no entanto, tem consequências muito mais graves para o povo brasileiro, particularmente para as comunidades indígenas, que têm denunciado a existência de um verdadeiro genocídio em curso, causado pela invasão das terras indígenas por garimpeiros e por grileiros, estes últimos incentivados pelo governo federal, com seus projetos de regularização de terras públicas invadidas e de armamento do campo, tornando ainda mais dramático o quadro de violência na disputa por terras no país. Ao mesmo tempo, a presença crescente de invasores e garimpeiros nas terras indígenas tem exposto suas populações à contaminação pela Covid-19. O governo nada faz para frear tal situação: muito pelo contrário, Bolsonaro fez questão, recentemente, de vetar projeto aprovado pelo Congresso que previa liberação de verbas emergenciais para saúde indígena e o fornecimento às aldeias de água potável, materiais de higiene e acesso a leitos hospitalares.

A crise ambiental divide a burguesia e revela o bolsonarismo na defensiva

O questionamento à política do governo segue, apesar do abrandamento do discurso golpista de Bolsonaro, motivado pelo cerco que se fecha pelas múltiplas frentes de investigação sobre o presidente, seus filhos e seu entorno político, pela divisão e pelos conflitos no interior do governo. A queda de Ricardo Salles seria uma expressão da derrota da linha defendida na reunião ministerial de 22 de abril, divulgada posteriormente em vídeo. Ali se retratava o governo numa linha ofensiva, com Weintraub e Salles vocalizando ideias como “passar a boiada” sobre os órgãos e regulamentos de proteção ambiental e, numa ameaça golpista, “prender os vagabundos do STF”, suscitando o recrudescimento da ação do bolsonarismo e da extrema-direita nas ruas.

Depois da retomada da iniciativa nas ruas pela esquerda, da prisão de Queiroz e de Sara Winter, caiu Weintraub. Salles cambaleia e fica claro não haver estabilidade na composição ministerial. A pasta da Educação chegou a ter como ministros anunciados Decotelli e Feder, ambos tirados de cena em pouquíssimo tempo. O Ministério da Saúde, ocupado por oficiais militares, foi recentemente questionado por Gilmar Mendes, num conflito que escancarou o debate nacional sobre a responsabilidade das Forças Armadas com as dezenas de milhares de mortes por Covid-19 no Brasil. O sonho febril do bolsonarismo, na reunião de abril, parece chegar ao fim da linha com a eminente queda de Salles.

Gilmar Mendes cravou a definição de que a política do governo Bolsonaro para a Covid-19 levava a um “genocídio” do povo brasileiro. Tal definição tem sido largamente utilizada, inclusive no exterior, quando se define a política de destruição ambiental do governo. A crise, por sua vez, revela também a divisão da burguesia a respeito do tema. O agronegócio vinculado às cadeias globais de valor, intensamente financeirizado e transnacionalizado, acendeu o aviso de incêndio. O manifesto de ex-ministros da Fazenda dos governos Sarney, Collor, FHC, Lula e Dilma, com nomes de peso, as manifestações de gestores e controladores de grandes companhias sediadas no Brasil e a repercussão da imprensa econômica burguesa mostram a gravidade da situação: a orientação de destruição ambiental de Bolsonaro é uma ameaça aos lucros e à integração transnacional dos burgueses brasileiros.

Por tudo isso, a pressão pela demissão de Ricardo Salles é crescente.  Trata-se de uma forma de abrandar as críticas, mas não de resolvê-las, afinal a política ambiental do governo é de autoria de Jair Bolsonaro. Uma eventual saída de Salles, por sua vez, ampliaria as fissuras num governo envolvido em muitas frentes de conflito, em crise e na defensiva.

Em defesa dos biomas e do povo brasileiro: por uma campanha mundial contra a devastação ambiental de Bolsonaro!

Uma das grandes causas atuais no mundo é o combate ao aquecimento global, a preservação dos biomas e a própria defesa da reprodução da espécie humana, ameaçada pela exploração capitalista dos recursos naturais. No ano passado, o chamado à mobilização de Greta Thunberg levou milhões de jovens às ruas. Não há outra saída: a mobilização dos povos será fundamental para frear a anarquia da acumulação capitalista, que coloca nossas vidas em risco.

Um importante evento terá lugar no final de semana: a Assembleia da Amazônia, uma articulação internacional contra a devastação ambiental e em defesa dos povos amazônicos. Três bandeiras têm sido propostas por esta campanha mundial:

“1 – Campanha global para enfrentar os graves impactos do Covid-19 sobre as populações indígenas, os povos de origem africana e toda a Amazônia;

2 – Campanha global para boicotar produtos, empresas, investimentos, políticas governamentais, acordos comerciais e indústrias extrativistas que destroem a Amazônia;

3 – Jornadas de mobilização global para acabar com o etnocídio, o ecocídio e o extrativismo, e para salvar a Amazônia, essencial para enfrentar a mudança climática.”

É preciso derrotar Salles e Bolsonaro, revelando, também, quem são seus senhores, os que lucram com a devastação ambiental em curso. É papel do PSOL, referência na luta ecossocialista no Brasil, impulsionar esta luta dentro e fora do país.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão