Brasil ultrapassa mais de 40 mil mortes com “causa indeterminada”

O Coronavírus no Brasil certamente já tirou a vida de quase 100 mil brasileiros

Maitê Ferreira 6 jul 2020, 14:30

O fenômeno da subnotificação não se dá apenas quanto aos casos confirmados. As quase 1,6 milhões de confirmações [1] basicamente refletem os casos cujas complicações acarretaram internações hospitalares. De acordo com especialistas da Fiocruz à USP, não restam dúvidas de que o número de casos reais podem ser de 12x a 20x maiores [2]— o que leva a conclusão que algo entre 10 a 15% da população brasileira já foi infectada pelo Covid-19 no país — somando casos ativos, óbitos e curados.

Todavia, o número de mortes também está subnotificada. A insuficiência sistemática de testes leva a uma explosão de óbitos que tem a causa mortis constatada como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de causa indeterminada — quando o paciente morre por insuficiência respiratória, sem que haja a oportunidade de estabelecer um diagnóstico definido. Nos últimos quatro anos, a média anual de mortes por SRAG foi de apenas 5 mil. Chegando ainda à metade de 2020, já contabilizamos mais de 26 mil mortes por insuficiência respiratória decorrente de causas indeterminadas [3]. Estes dados são incontestes, uma vez que constam no último boletim epidemiológico lançado pelo militarizado Ministério da Saúde [4].

Com os leitos de UTI lotados na maioria dos estados do país, muitos brasileiros e brasileiras estão morrendo em casa, sem nem chegar a ingressarem no sistema de saúde público ou privado. Em julho de 2020, o número de óbitos em domicílio já contabiliza um aumento de 15 mil em relação ao ano passado. Uma verdadeira tragédia silenciosa. [5]

Na última semana, o Ministério da Saúde também contabilizou cerca de 4 mil mortes em investigação, das quais ainda haverá ou não a confirmação se a causa do óbito tem relação com o Coronavírus [6].

A verdade sobre a pandemia no Brasil está obscurecida por falta de condições materiais (insuficiência generalizada de testes), pelo obscurantismo científico e por motivações políticas de minimizar a maior catástrofe de saúde pública da história do país. Mas não é impossível montar este quebra-cabeça. Basta encaixar as peças.

É completamente realista afirmar que, no início de julho de 2020, a pandemia do Covid-19 já tirou a vida de praticamente 100 mil brasileiros e brasileiras.

Verdadeiro laboratório epidemiológico mundial, a esperança de poupar vidas do povo brasileiro que pouco importa ao governo federal agora depende da eficácia e do sucesso das inúmeras vacinas que estão sendo testadas em território nacional. Ainda há a questão da produção em escala massiva das vacinas, que apesar de terem sido inventadas em tempo recorde, depende de toda uma política de reorientação industrial em verdadeiro clima de guerra. Até lá, só podemos nutrir esperanças do fim derradeiro da pandemia quando ao menos metade da população for infectada: o que representaria atingirmos a cifra de pelo menos 200 mil mortes no Brasil [2]. Seguimos, assim, nossa mórbida trilha no caminho espinhoso e obscurantista imposto pelo governo Bolsonaro — à nossa própria sorte.

Referências

[1] https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/07/05/casos-e-mortes-por-coronavirus-no-brasil-5-de-julho-segundo-consorcio-de-veiculos-de-imprensa.ghtml

[2] https://jornalggn.com.br/artigos/quando-a-pandemia-do-coronavirus-vai-acabar-no-brasil-por-maite-ferreira/

[3] https://www.esquerdadiario.com.br/SUBNOTIFICACAO-Boletim-aponta-26-mil-obitos-por-causas-respiratorias-indeterminadas

[4] http://saude.gov.br/images/pdf/2020/July/01/Boletim-epidemiologico-COVID-20-3.pdf

[5] https://www.esquerdadiario.com.br/Tragedia-silenciosa-ate-maio-sao-15-mil-mortes-a-mais-em-casa-que-ano-passado7

[6] https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-07/covid-19-pais-tem-618-mil-mortes-e-149-milhao-de-casos-confirmados


TV Movimento

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!
Editorial
Israel Dutra | 14 mar 2024

Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!

Neste 14 de março, mais uma vez exigimos: nem esquecimento, nem perdão para Marielle e Anderson!
Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!