Barbárie britânica na Jamaica – apoio à luta dos trabalhadores negros

Artigo de 1938.

C. L. R. James 19 ago 2020, 17:55

Não posso crer que eu não esteja certo ao afirmar que o trabalhador das Índias Ocidentais nem sequer se parece remotamente com o trabalhador inglês. (Leonard Lyle, Presidente de Tate and Lyle Ltd. – De uma carta ao The Times, 10 de maio 1938).

Tate & Lyle, como devem saber todos os que compram açúcar, fazem uma fortuna a cada ano vendendo aos trabalhadores britânicos o açúcar cultivado pelos trabalhadores da Jamaica. Devem manter estas duas partes [trabalhadores britânicos e jamaicanos] divididas a qualquer custo. Portanto, com essa solene infâmia tão característica do capitalismo britânico, Lyle descobre que o trabalhador das Índias Ocidentais não se parece nem remotamente com o trabalhador inglês. O verdadeiro problema é, obviamente, que ele se parece demasiado com o trabalhador inglês na opinião do senhor Capitalista Lyle. 

A Jamaica é a maior das ilhas britânicas das Índias Ocidentais, e tem uma população de quase um milhão de habitantes, em sua maioria negros. Os negros são descendentes de escravos dos que os capitalistas britânicos concordaram libertar há cem anos porque o trabalho escravo nas Índias Ocidentais já não compensava.  Estes negros de hoje não têm outro idioma além do inglês, perderam o contato com a África, sua perspectiva é ocidental, e em algumas ilhas três quartos da população sabe ler e escrever. Mas a capital branca [Kingston] sempre dominou as ilhas e continua fazendo isso. O governo está em mãos dos brancos, locais e britânicos. Estes dão à classe média de cor bons empregos nos serviços civis, a fim de mantê-la calada. A constituição do governo outorga uma concessão de má vontade aqui e acolá, mas o Colonial Office[1] se encarrega de que o poder permaneça nas mãos do governo. 

Sir Leonard Lyle dirá que é porque o trabalhador das Índias Ocidentais não se parece com os britânicos. Mas o motivo vai além do que isso, muito além. 

Em 1929 veio a crise, e o capitalismo britânico encontrava-se esgotado. O que deveria ser feito? Não muito, mas ao menos poderiam espremer um pouco mais suas colônias. Em Ottawa decidiram manter os produtos japoneses baratos fora das colônias e fazer que estes negros, tão diferentes do trabalhador britânico, comprassem produtos de maior preço com salários menores. Os moradores das ilhas não tinham voz no assunto, evidentemente, sob a benevolente proteção da Grã-Bretanha. O resultado foi uma miséria generalizada. Logo veio a “recuperação”, ou seja, o desemprego se converteu em 1,5 milhão em lugar de 2,5 milhões. Mas os lucros aumentaram. O trabalhador das Índias Ocidentais pode ler e escrever. Podia ver os lucros subindo, mas ainda tinha que viver com um ou dois xelins[2] por dia. Além disso, em algumas das propriedades açucareiras, os trabalhadores ainda viviam nas choças há mais de cinquenta anos. Os trabalhadores sabem sobre os serviços sociais na Grã-Bretanha, subsídio de desemprego, por pequeno que seja, etc. Mas  eles não possuem permissão para ter sindicatos. Exigiram melhores salários e melhores condições. Entretanto, os empregadores, como Leonard Lyle, pensavam que estes homens eram impertinentes. O resultado foi uma série de distúrbios contra os quais o Governo não duvidou em disparar, deter líderes, encarcerar e deportar agitadores. Mas a situação é tão má e os trabalhadores estão tão determinados que o Governo e os capitalistas veem que precisam fazer algumas concessões e gestos como algumas casas novas, etc. Permitiram sindicatos em Trinidad mas querem esses que sejam controlados pelo Governo. 

O que os trabalhadores das Índias Ocidentais necessitam é uma mudança radical em todo o sistema de governo. Em 1897, uma comissão foi às Índias Ocidentais e recomendou que se desmembrassem as grandes propriedades e se estabelecessem os proprietários campesinos. O secretário era um jovem que em 1930 voltou a trabalhar em outra comissão, desta vez como presidente. Lord Olivier. Ele recomendou novamente que as propriedades não-econômicas fossem desmembradas. Mas não se fez nada. O governo está em mãos dos capitalistas e plantadores, os quais se preocupam por si mesmos e seus lucros. Sindicatos? Sufrágio masculino? Um governo eleito pelo povo? Impossível! Porque, diz Sir Leonard Lyle, o trabalhador das Índias Ocidentais é fundamentalmente diferente do trabalhador britânico. 

 Um movimento poderoso agora está em marcha em todas as ilhas. Os trabalhadores britânicos devem apoiá-lo. Uma vez que os trabalhadores das Índias Ocidentais têm seus direitos democráticos, podem e estão dispostos a lutar. A magnífica greve geral em Trinidad[3] demonstra que, igual à militância dos trabalhadores de Trinidad, Citrine e Transport House não tomam nenhuma iniciativa para ajudar a organizá-los. Os trabalhadores britânicos devem, em seus sindicatos, pressionar pelos direitos democráticos plenos para os trabalhadores das Índias Ocidentais. Tate e Lyle planejam abrir fábricas na Jamaica. Querem aproveitar a mão de obra que ainda não tem o direito de se proteger. Assim, o negro é usado contra o branco e Leonard Lyle busca envenenar a mente do trabalhador britânico contra os trabalhadores coloniais.

Em 23 de maio, os marinheiros estadunidenses no porto de Kingston, Jamaica, se negaram a reprimir nos estivadores negros e coletaram assinaturas em favor dos grevistas. Essa é a verdadeira solidariedade internacional. Os trabalhadores britânicos não ficarão para trás. Aqueles que desejem enviar uma resolução de protesto ao Gabinete Colonial, ou de solidariedade das Índias Ocidentais e uma assinatura, por pequena que seja, podem fazer isso através do escritório do Fight[4] ou através do Escritório Internacional do Serviço Africano de 129 Westbourne Grove, uma organização dedicada aos interesses da luta negra. 

Fight, Vol. 1, No.3, Junho de 1938. pp.1-4. Tradução de Charles Rosa.


[1] Foi um ministério da Grã-Bretanha e depois do Reino Unido, criado pela primeira vez para fazer frente aos assuntos coloniais da América do Norte britânica, mas também para supervisionar o crescente número de colônias do Império Britânico.

[2] Moeda histórica do Reino Unido.

[3] Entre 1934 e 1939, eclodiram diversas rebeliões laborais nas colônias caribenhas do Reino Unido.

[4] Fight era o jornal do Marxist League, grupo trotskista integrado por CLR James.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão