Cenário dos ataques aos servidores e das lutas durante a pandemia da covid-19

Governo se aproveita para colocar em marcha ataques aos direitos dos trabalhadores.

Renata Gama 26 ago 2020, 18:36

Ao iniciar a pandemia pela COVID-19 os servidores públicos, em especial da área da saúde, mostraram a sua importância na luta contra o vírus.

Entretanto, os governos, na figura do presidente Bolsonaro e sua equipe econômica, capitaneada por Paulo Guedes, se aproveitam desse momento de grande fragilidade social e crise econômica para colocar em marcha ataques aos direitos dos trabalhadores.

Cabe destacar que neste cenário pandêmico houve a aprovação da LC 173/2020, uma Lei temporária, vigente enquanto decorrer a pandemia, que estabeleceu o “Programa Federativo de enfrentamento ao coronavírus”. Ela versa sobre a ajuda financeira aos Estados e Municípios, totalizando em ~ R$ 120 bilhões. Para tal, a união impõe uma série de restrições, que atinge frontalmente os servidores públicos em geral. Dentre os ataques estão: a suspenção de concursos públicos para novos cargos (permitindo concursos apenas por vacância), proibição de criação de cargos, alterações na carreira que implique no aumento de despesas e suspensão de provimento de reajustes e adequações na remuneração. Neste último item de reajuste, houve uma alteração no senado que excepcionalizava os servidores da saúde, segurança pública, limpeza urbana e da educação. Porém, esse dispositivo foi vetado pelo presidente Bolsonaro ao sancionar a lei, restando assim uma suspensão de reajustes salarias para todo o conjunto de servidores até 31 de dezembro de 2021.

Esta lei também impede a contagem de tempo de trabalho até 31/12/2021 para anuênios, triênios, quinquênios, licenças-prêmios. Ou seja, todo o ano trabalhado de 2021 e parte do ano de 2020, no período compreendido entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021, não irá entrar na conta para o cálculo dos direitos oriundos de tempo de trabalho, para uma categoria que está há anos sem nenhuma recomposição salarial. Essa medida congela a vida funcional e os vencimentos dos servidores públicos que estão em atividade, sob a justificativa da pandemia e do coronavírus.

É importante lembrar que muitas dessas medidas draconianas contidas na LC 173/2020 já estavam sendo aplicadas no estado do Rio de Janeiro por meio da LC 159/2017, que institui o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) no estado do Rio. Dentre elas a suspensão de concursos públicos para novos cargos; a proibição de concessão de reajustes a servidores e empregados públicos e militares e o impedimento da criação de cargo, emprego ou função, além da alteração da estrutura de carreira que implique em aumento de despesa. A LC 159 também inclui a privatização de empresas públicas, como a CEDAE.

Ou seja, uma política de extrema austeridade e retrocessos nos direitos dos servidores públicos já estava sendo aplicada n estado do RJ como um laboratório a nível nacional. E hoje, o que temos é a LC 173/2020, que embora seja uma lei provisória, amplia esse “pacote de maldades” a toda a classe de servidores públicos do Brasil.

O contexto de aprovação da Lei complementar 159/2017 do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) foi a de grave crise experimentada pelo estado do Rio de Janeiro (ERJ). Boa parte do orçamento do ERJ sofria arrestos para o pagamento da dívida com a união. Neste cenário, o “acordo” para sanar a crise, celebrado entre o Estado do Rio de Janeiro e a União, é esta lei, que representa em termos concretos um arrocho ao servidor público, usando este como moeda de troca em acordos econômicos e fiscal.

este ano (5 de setembro de 2020) vence essa lei podendo ser renovada, ou não. Importante salientar que o “acordo” feito entre o estado do RJ e a união, versa que quando a validade do RRF findasse, o estado do Rio teria que voltar a pagar a União a exorbitante dívida. Com isso, existe um temor real com relação às contas do estado do RJ e a única saída apontada pelo governo do ERJ é a renovação desse regime, que poderá ser feito em termos ainda mais draconianos.

Os ataques desse governo ao conjunto dos servidores públicos não param por aí. A grande intenção do governo Bolsonaro/Guedes é desmantelar o modelo de serviço público que conhecemos, implementando um modelo ultra neoliberal aos moldes dos Chicago boys, com o objetivo de instaurar um estado mínimo. Indo na linha da EC 95/2020, de teto de gastos, que congela os investimentos de saúde e educação, o atual governo mira na sua viabilização e manutenção, propondo um conjunto de reformas que serão extremamente nocivas para o serviço público e para a população que faz uso desses serviços. Dentre as reformas, cabem citar o “Plano mais Brasil” e a “Reforma Administrativa”.

O Plano Mais Brasil é composto por um conjunto de PEC’s (186; PEC 187 e PEC 188) que destroem o serviço público. Esse plano está sendo discutido em Brasília desde 2019 e é uma das medidas prioritárias do ministro Paulo Guedes.
• A PEC 186, conhecida como “PEC da Emergência Fiscal”, possibilita a redução drástica dos salários e jornadas de trabalho dos servidores públicos; bloqueia progressões de carreiras e suspende os concursos públicos.
• A PEC 187, conhecida como “PEC dos Fundos Públicos” prevê a extinção de 248 fundos públicos, dentre eles o Fundeb (fundo da educação básica), responsável pelo pagamento dos salários de grande parte dos professores da educação básica do país. O objetivo principal dessa PEC é promover a transferência dos recursos públicos dos fundos para amortização da dívida pública.
• A PEC 188 – Pacto federativo – desvincula os gastos sociais obrigatórios (tira a obrigação de destinação de recursos para saúde e educação), retira os servidores inativos da folha de pessoal e possibilita a extinção de 23% dos atuais municípios do país.

Já a “Reforma administrativa” vai tentar reduzir a folha de pagamento do funcionalismo público, diminuindo os cargos dos servidores, permitindo a contratação temporária, além de acabar com promoções automáticas por tempo de serviço (será só por mérito). O argumento deste governo para tentar emplacar uma reforma tão nefasta é a de “enxugar a máquina pública”. Entretanto, esta reforma não inclui os supersalários do Judiciário, por exemplo, afetando em cheio as áreas de educação e saúde. O que demonstra o verdadeiro objetivo de tal reforma: destruir o serviço público, e não o de sanar uma questão “fiscal”.

Dentro deste cenário tenebroso, onde no meio de uma pandemia os governos se aproveitam para retirar direitos dos trabalhadores, é importante que não desanimemos. Que continuemos na luta e na disputa de narrativa com relação a importância do serviço público. Que lutemos pela revogação da EC 95/2016 e façamos resistência a qualquer desmonte do Estado.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão