O poder local e o compromisso com a população LGBTQIA+

Estrato tem sofrido na pele por sua orientação sexual.

Rigler Aragão 3 ago 2020, 18:57

O Brasil é um país muito violento. A população LGBTQIA+ tem sofrido na pele por sua orientação sexual. Segundo dados do Grupo Gay da Bahia, organização não governamental, foram assassinados em 2017 445 LGBTQIA+, os dados mostram que houve aumento de 30% em comparação com 2016, em 2019 foram 329 mortes, uma a cada 26 horas. As formas de violência sofrida por eles vão de violência psicológica, como ameaças e humilhação, discriminação por gênero e orientação sexual e a violência física, envolvendo lesão corporal e homicídio.

Um estado democrático pleno deve ter pilares sólidos de liberdade e igualdade. Isso é uma construção permanente e difícil, principalmente, em sociedades divididas em classes sociais como as sociedades capitalistas marcadas pela exclusão social, desigualdades e segregação social. Nessa construção social o movimento LGBTQIA+ é a expressão de uma parte da população segregada, excluída e violentada. Sem que eles tenham garantido seus direitos dificilmente chegaremos a uma sociedade, verdadeiramente, democrática e justa, Lgbtfobia é incompatível com democracia.

As lutas da população LGBTQIA+ têm se dado em diferentes terrenos: sociais, jurídicos e políticos. Neste cenário o movimento tem elaborado um conjunto de ações que vão desde ações de conscientização a pesquisas científicas, articuladas com universidades, para pressionar governos para elaboração de políticas públicas de inclusão e de combate a LGBTfobia. No caso específico do município, há grandes possibilidades de experimentação de ações inclusivas da população LGBT pelo aspecto de está mais próximo das pessoas para o estabelecimento de diálogos e construção de ações que podem se tornar exemplos para a esfera estadual e federal.

As políticas públicas são normas que podem determinar um programa de ações que um governo desenvolverá com recursos públicos. Elas são produto de ralações sociais complexas que podem envolver setores excluídos que se organizam para reivindicar ações que os incluam, neste momento a ciência é fundamental para produção de evidências favoráveis e possíveis soluções que embasaram as ações. Neste sentido o município, através do prefeito e dos vereadores, tem a responsabilidade de serem os interlocutores das demandas e de executa ações.

As ações municipais podem incluir desde campanhas de conscientização como, por exemplo, “Escola sem LGBTFobia” até criação de secretaria dos direitos humanos e serviços especializados de saúde. Além disso, realizar convênios com as universidades públicas para desenvolver pesquisas para subsidiar as políticas públicas municipais.

Assim, as eleições municipais poderão ser um espaço importante para pautar as demandas do movimento LGBTQIA+. Pois, há uma transversalidade do tema, com a educação, saúde, trabalho, segurança etc. É o momento de cobrar de quem está no poder, e quer permanecer, como também, de quem está se apresentando para representar o povo no executivo ou no legislativo. As demandas da comunidade LGBT a muito tempo vem sendo freadas no congresso, nas assembleias legislativas e câmaras municipais por pressão de setores conservadores, por isso, a importância da luta política e o protagonismo do movimento LGBTQIA+ para pautarmos o debate de forma adequada e profunda que as demandas merecem nas eleições de 2020. 


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão