Não à operação policial de Putin contra o povo bielorrusso!

Há um acordo tácito entre os regimes autoritário dos dois países.

Movimento Socialista Russo 11 set 2020, 12:50

Em 27 de agosto, em uma entrevista a uma TV, Vladimir Putin disse que está pronto para enviar unidades policiais russas à Bielorrússia em caso de ameaça direta às autoridades legítimas deste país. Em sua entrevista, Putin também deixou claro que considera Lukashenko um presidente dentro da lei e que as ações da polícia de choque bielorrussa após as eleições de 9 de agosto foram “moderadas”. Convocando Lukashenko para o diálogo com a sociedade, aceitou definitivamente a versão do diálogo em que o próprio Lukashenko insiste: o início do processo de algumas mudanças na Constituição bielorrussa após o reconhecimento incondicional dos resultados eleitorais – algo lembra fortemente aquelas “mudanças” que a sociedade russa obteve como resultado de uma farsa na votação das emendas constitucionais em julho.

As declarações de Putin demonstram claramente o acordo tácito alcançado entre regimes autoritários: a Rússia ajuda Lukashenko a continuar no poder em troca de fortalecer sua influência política na Bielorrússia. Por sua vez, nos últimos dias, Lukashenko deu voz a uma versão dos eventos que corresponde plenamente à imagem do mundo do Kremlin – os manifestantes são financiados e apoiados pelo Ocidente e suas ações ocorrem sob o cenário bem estabelecido das “revoluções coloridas”.

É assim que manifestações em massa e as greves de trabalhadores na Bielorrússia estão tentando se encaixar na estrutura usual da batalha geopolítica entre a Rússia e o Ocidente (apesar do fato de a líder da oposição Svetlana Tikhanovskaya repetir que os protestos na Bielorrússia “não são nem europeus nem anti-russos”). Nesta situação, a operação policial de Putin para reprimir protestos em um país vizinho poderia facilmente se tornar uma realidade.

Acreditamos que tal operação não será apenas um fato vergonhoso de intervenção imperialista, mas também aumentará as repressões contra qualquer oposição política dentro da própria Rússia.

28 de agosto de 2020

Artigo originalmente publicado em International Viewpoint. Reprodução da tradução realizada por Charles Rosa para o Observatório Internacional da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão