3 anos sem István Mészáros: a atualidade de seu pensamento

3 anos sem István Mészáros: a atualidade de seu pensamento

Entrevista de Gilson Amaro com Ricardo Antunes sobre a vida e a obra do marxista húngaro István Mészáros.

Gilson Amaro e Ricardo Antunes 14 out 2020, 20:02

No último dia 1º de outubro, completaram-se três anos da morte de István Mészáros, um dos maiores intelectuais marxistas da história. Para marcar esta data e apresentar aspectos fundamentais da obra e do pensamento do marxista húngaro, Gilson Amaro (dirigente do PSOL-SP e de Anticapitalistas) entrevistou Ricardo Antunes, professor e pesquisador do IFCH-Unicamp, amigo de Mészáros por décadas e que teve importante papel na divulgação de suas obras no Brasil.

Com o título “A atualidade da luta socialista e o pensamento de István Mészáros”, a entrevista trata da obra de Mészáros, da recepção de seu pensamento no Brasil, da importância de sua contribuição para a luta socialista, além de aspectos de sua vida.

Acompanhe a seguir:


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
Publicamos a décima sétima edição da Revista Movimento ainda sob o impacto da pandemia da Covid-19. Em todo o mundo, as contradições acumulam-se. Este volume está dedicado à análise de várias dimensões desta verdadeira crise global e de seus desdobramentos. Com destaque, tratamos da mobilização antirracista nos Estados Unidos e no mundo, iniciada após o assassinato de George Floyd, e da situação brasileira, discutindo a crise do governo Bolsonaro e as recentes manifestações dos trabalhadores por aplicativos.