As duas internets

Há mais um processo de divisão em duas internets: na China, Facebook e Google são barrados. Se Trump se impuser, as empresas chinesas serão barradas no ocidente.

Francisco Louçã 12 out 2020, 21:17

A ofensiva de Trump contra a China, tendo como alvos imediatos a Huawei, a TikTok e a WeChat, é a guerra fria do nosso tempo. O resultado será a polarização do mundo entre duas internets.

O poder de mandar

A ordem da Casa Branca para proibir, a partir deste mês, o fornecimento de semicondutores é um golpe poderoso contra a Huawei. A empresa chinesa, que domina o 5G, depende da compra de chips e pode ficar sem acesso aos fornecedores. O efeito é mundial: uma empresa de Taiwan, a MediaTek, pediu às autoridades norte-americanas autorização para lhe continuar a vender, mas o Departamento do Comércio, que conduz a operação sob instruções do Presidente, deve recusar a licença. Mesmo o principal fornecedor chinês, a SMIC, pode ter que fechar os seus negócios com a Huawei, dado que depende de equipamento importado dos EUA e não pode arriscar-se a ficar sem essa capacidade.

Vários aliados de Trump, como Boris Johnson ou o Governo australiano, já tinham obedecido à ordem de anular os contratos com a Huawei. Portugal fica numa posição curiosa, dado que sofre a pressão da Casa Branca para recusar a Huawei, por ser uma empresa com ligações ao Governo chinês, mas Passos Coelho vendeu as empresas de energia a capital oficialíssimo de Pequim. Em todo o caso, a Huawei, dada a sua vantagem efetiva no 5G, aumenta a sua quota de mercado, pelo que Washington decidiu atacar a sua cadeia de fornecimento. Esse bombardeamento é, para já, efetivo, dado que a indústria norte-americana ainda domina alguns segmentos de máquinas sofisticadas e tem vantagem científica em semicondutores. Mas tem uma consequência: a China procurará avançar depressa na produção desses equipamentos e na investigação em chips ou em sistemas operativos. E pode recuperar o atraso em poucos anos. Assim, as empresas chinesas podem tornar-se autossuficientes em tecnologia de ponta.

A vingança

É por saber que o conflito não tem solução na guerra contra a Huawei, e que se trata de uma disputa pelo mercado global, que Trump, que ainda controla os circuitos financeiros e alguma alta tecnologia, ataca também as redes de difusão e de fidelização de utilizadores. Foi por isso que tomou como alvo a TikTok, com 100 milhões de utilizadores nos EUA, e a WeChat, duas das empresas chinesas que melhor penetram no mercado norte-americano.

O argumento das suspeitas é escasso. De facto, tem havido muito mais evidência de abuso de posição dominante e de desrespeito pelos direitos dos utilizadores pelo Facebook e pelo Twitter do que pela TikTok, sobre a qual só pende uma alegação sobre a nacionalidade da empresa proprietária e uma vingança pelo fracasso clamoroso de um comício eleitoral do Presidente norte-americano. Mas, ao que se saiba, a Cambridge Analytica baseou-se em dados disponibilizados pelo Facebook, e não pela empresa chinesa. Em todo o caso, temos aqui mais um processo de divisão do mundo em duas internets: na China, Facebook e Google são barrados, e, se Trump se impuser, as empresas chinesas serão barradas no ocidente.

E ainda há os jogos

Tecnologia de produção e sistemas de acesso são, assim, as duas primeiras frentes desta batalha. E há uma terceira, os jogos. A chinesa Tencent, dona da WeChat e que já tem uma margem operacional maior do que o Facebook, está a apostar nos jogos em streaming, fundindo as plataformas Huya e DouYu. Ficaria com 300 milhões de utilizadores na China, a somar a posições dominantes noutros mercados: quando a Tencent comprou a RiotGames norte-americana, adquiriu a League of Legends, cuja final do campeonato foi vista online por 44 milhões de pessoas, o dobro das que assistiram à final do baseball. Neste domínio, é ainda a luta entre empresas que predomina, a Apple e a Google contra a Epic Games, que produz o Fortnite, ou todas as empresas norte-americanas contra a Tencent, mas depressa será entre Governos.

As duas internets lutam pela atenção e pelos dados, as armas mais poderosas do nosso tempo. A guerra já começou.

Artigo publicado no jornal Expresso em 26 de setembro. Reprodução da versão disponibilizada pelo esqueerda.net.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão