Angola: nova manifestação anunciada para sábado

Ativistas angolanos anunciaram esta segunda-feira uma nova manifestação em Luanda contra a corrupção, repressão e impunidade política.

Esquerda.net 20 nov 2020, 13:37

Depois de uma marcha na última quarta-feira que terminou sob forte repressão, com dezenas de ativistas detidos e um estudante morto, os ativistas pretendem voltar às ruas de Luanda para protestar contra a corrupção e impunidade política, noticia a Agência Lusa.

“Angola Diz Basta!!!” lê-se no cartaz divulgado pelos promotores do protesto, Laura Macedo, Helena Vitória Pereira, Fernando Macedo, Leandro Freire e Mwata Sebastião. A manifestação tem concentração marcada para este sábado às 12:00 no Largo da Independência (1.º de Maio), em Luanda.

De acordo com os ativistas, o lema da manifestação é: “por um combate à corrupção e à impunidade em Angola, sério e justo, contra todos os suspeitos”, e incentivam os angolanos a “sair do Facebook e exigir justiça”, para dizerem “basta” à “falta de seriedade e transparência na luta contra a corrupção, manipulação da imprensa, mentiras e adiamentos das eleições autárquicas”.

Na marcha do dia da Independência em Angola, na passada quarta-feira, milhares de jovens foram impedidos pela polícia de se juntarem no centro de Luanda para se manifestarem, tendo sido dispersados por gás lacrimogéneo e canhões de água.

A polícia nega qualquer excesso de força, mas foi registada a morte de um estudante, bem como a prisão de dezenas de manifestantes. Testemunhas oculares afirmam ter sido baleado pela polícia, que nega responsabilidades. Os médicos do hospital onde o estudante, Inocêncio de Matos, morreu, dizem ter sido vítima de agressão com objeto não especificado.

A marcha pacífica pretendia reivindicar melhores condições de vida, eleições autárquicas em 2021 e a demissão do chefe de gabinete do Presidente da República, Edeltrudes Costa, alegadamente envolvido em esquemas de enriquecimento ilícito.

Artigo originalmente publicado no esquerda.net.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi