Angola: nova manifestação anunciada para sábado

Ativistas angolanos anunciaram esta segunda-feira uma nova manifestação em Luanda contra a corrupção, repressão e impunidade política.

Esquerda.net 20 nov 2020, 13:37

Depois de uma marcha na última quarta-feira que terminou sob forte repressão, com dezenas de ativistas detidos e um estudante morto, os ativistas pretendem voltar às ruas de Luanda para protestar contra a corrupção e impunidade política, noticia a Agência Lusa.

“Angola Diz Basta!!!” lê-se no cartaz divulgado pelos promotores do protesto, Laura Macedo, Helena Vitória Pereira, Fernando Macedo, Leandro Freire e Mwata Sebastião. A manifestação tem concentração marcada para este sábado às 12:00 no Largo da Independência (1.º de Maio), em Luanda.

De acordo com os ativistas, o lema da manifestação é: “por um combate à corrupção e à impunidade em Angola, sério e justo, contra todos os suspeitos”, e incentivam os angolanos a “sair do Facebook e exigir justiça”, para dizerem “basta” à “falta de seriedade e transparência na luta contra a corrupção, manipulação da imprensa, mentiras e adiamentos das eleições autárquicas”.

Na marcha do dia da Independência em Angola, na passada quarta-feira, milhares de jovens foram impedidos pela polícia de se juntarem no centro de Luanda para se manifestarem, tendo sido dispersados por gás lacrimogéneo e canhões de água.

A polícia nega qualquer excesso de força, mas foi registada a morte de um estudante, bem como a prisão de dezenas de manifestantes. Testemunhas oculares afirmam ter sido baleado pela polícia, que nega responsabilidades. Os médicos do hospital onde o estudante, Inocêncio de Matos, morreu, dizem ter sido vítima de agressão com objeto não especificado.

A marcha pacífica pretendia reivindicar melhores condições de vida, eleições autárquicas em 2021 e a demissão do chefe de gabinete do Presidente da República, Edeltrudes Costa, alegadamente envolvido em esquemas de enriquecimento ilícito.

Artigo originalmente publicado no esquerda.net.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão