A vacina e o impeachment são fundamentais para o Brasil

A vacina e o impeachment são duas questões fundamentais e urgentes para avançarmos no combate às forças genocidas que ainda ocupam o Palácio do Planalto.

Gilson Amaro 12 dez 2020, 16:40

Em “Os Sertões” — uma das mais importantes obras da literatura brasileira — Euclides da Cunha ao concluir sua nota preliminar a este trabalho que narra o massacre de Canudos, afirma que “Aquela campanha lembra um refluxo para o passado. E foi, na significação integral da palavra, um crime. Denunciemo-lo”. Podemos dizer sem exagero que no Brasil a República, se inaugurou com o genocídio de Canudos, e é fato digno de nota que hoje, em uma crise profunda da “Nova República”, presenciemos outra ofensiva genocida.

Em 2018, ouvíamos o então candidato a presidência Jair Bolsonaro dizer que “os ministérios seguiriam critérios técnicos e não ideológicos”, todos sabíamos se tratar de uma mentira deslavada, vinda de um mentiroso compulsivo e que encarnava a expressão ideológica do reacionarismo. Mas o que se concretizou foi muito além de um governo reacionário e mentiroso. Ganhou corpo um projeto criminoso e abertamente genocida que comete sucessivos crimes contra a humanidade, a exemplo do que vemos na pandemia.

As quase 200 mil vidas que perdermos até agora se somarão aos milhares que serão dizimados nos próximos meses pelo negacionismo e estratégia genocida. Bolsonaro atuou contra o auxílio emergencial, a prevenção, desenvolvimento e compra de vacinas, e sem uma grande reação da sociedade seguiremos vítimas de uma política premeditada, organizada e que usou da estrutura do Estado brasileiro e do cargo de presidente da república para se concretizar. Não estamos lidando com um adversário político regular, mas sim com um genocida.

Chamar Bolsonaro de genocida não é retórica política ou apenas um termo pejorativo. Não podemos banalizar conceitos de grande relevância, pois esta é uma definição que estabelece as responsabilidades que devemos assumir incansavelmente no combate ao genocida. Bolsonaro deve ser deposto da presidência pelo processo de impeachment e julgado por crimes contra a humanidade, além de todos outros crimes que está envolvido.

O impeachment não virá pelas negociatas palacianas de forças políticas com origens históricas escravocratas e antissociais, que desde muito gerenciam a barbárie e destroem os direitos das trabalhadoras e trabalhadores. Virá sim de um movimento que passa pelas ruas e pressão em todos os níveis necessários, que consiga romper com a blindagem do fisiologismo, cumplicidade e covardia de amplos setores do Congresso Nacional.

A vacina também é algo importante demais para que deixemos nas mãos das forças “da ordem” que a instrumentalizam num embate político eleitoral com Bolsonaro. A sociedade de forma organizada precisa intervir no processo e garantir o melhor e mais célere plano de vacinação, sob pena de seguirmos vítimas da estratégia genocida e do oportunismo eleitoreiro. O fato de estarmos em plena pandemia explica algumas dificuldades de mobilização e coesão, mas não todas. E é nosso dever construir as soluções políticas e organizativas para transformar em movimento a indignação que cresce dia a dia, frente ao massacre e agravamento da crise econômica, política, sanitária e social que vivemos. A vacina e o impeachment são duas questões fundamentais e urgentes para avançarmos no combate às forças genocidas que ainda ocupam o Palácio do Planalto.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão