Sobre posicionamento do PSOL na eleição da Câmara

Leandro Santos Dias analisa tática do PSOL para eleição à presidência da Câmara.

Leandro Santos Dias 6 jan 2021, 19:24

“Foi o que sempre fizemos”. Essa é uma das frases mais ditas na defesa de que o PSOL mais uma vez tem que apresentar candidatura própria à presidência da câmara que ocorre no próximo dia 1º de fevereiro.
Essa frase precisa ser confrontada com algumas perguntas. Primeiro, o mundo é o mesmo de 2004? O governo é o mesmo? A democracia no Brasil é a mesma?

As respostas a essas perguntas colocam uma certa contradição já nesse mantra – sempre fizemos assim – pelo menos é o que repete alguns deputados que defendem uma candidatura do PSOL, pois o mundo não é o mesmo de quando surgiu nosso partido e o Brasil e nossa democracia não são as mesmas, forças políticas negacionistas, assassinas, criminosos, mafiosos e milicianos passaram a participar da política no Brasil não por entrepostos mais diretamente e tomaram gosto pela coisa e viram que podem “mudar o Brasil”.

É esse setor que o deputado Lira representa e temos que ter isso muito claro, pois a falta de compreensão disso pode nos custar muito caro.
Não é verdade que estamos diante de duas faces da mesma moeda, acaso Lira cogitaria e ou aceitaria apoio do PT e PSOL? Óbvio que não. Só aí temos uma grande diferença que só quem acha que estamos a frente de uma eleição de centro acadêmico pensa que é pequena e ou menos importante.
Existe a conta fria dos votos e temos que Baleia Rossi pode ter hoje no seu bloco 272 deputados contra 195 do Lira.

Mas todos contam com defecções no PT, PDT, DEM, PSL e então essa conta não bate, pois a conta dos 272 votos em Baleia Rossi leva em consideração as bancadas completas de cada partido e todos sabemos que exceto o PSOL, quase todos os partidos tem infidelidade partidária na hora dessas votações secretas.

Então suponhamos que a votação fique um pouco menos de 257 votos a Lira e um pouco menos de 257 votos a Baleia Rossi e com isso leve ao segundo turno, nesse cenário os 10 deputados do PSOL poderiam dar a vitória no primeiro turno a Baleia Rossi e liquidar a fatura.
Mas a manchete do dia seguinte pode ser: PSOL não apoia Rossi e Lira vence. Penso que quem faz o discurso de sempre fazer o mesmo não leva em consideração que dessa vez a eleição da câmara não tem repercussão só dentro das suas limitações e sim na conjuntura como um todo.

Porque esses 10 votos podem ser decisivos, ora qual a base de convencimento dos governistas a votarem em Lira? Por óbvio que são cargos e emendas parlamentares, nada além disso, então dar a chance de ter um segundo turno e Bolsonaro e sua máquina ter mais chance de “convencer mais indecisos” é pura retórica e leva a uma das maiores vitórias de Bolsonaro até aqui em seu combalido mandato.

Então a esquerda precisa ir além do fazer sempre o mesmo, o PSOL precisa ter responsabilidade e maturidade, não somos o MDB, não apoiamos a pauta econômica e não somos fisiológicos.

Mas queremos e devemos fazer de tudo o que estiver ao nosso alcance para derrotar Bolsonaro, pois essa eleição pode ser a preparação do terreno para o avanço das pautas de costumo e armamentistas que unifica esse campo Bolsonarista e com isso preparar o terreno para a vitória de Bolsonaro em 2022.

A história nos absolvera. Temos que ter coragem e ousadia para lutar contra o óbvio o caminho mais fácil, de que adianta 10 votos do PSOL jogados ao vento e Lira presidente da câmara? Nosso objetivo enquanto partido não é combater Bolsonaro?

Não estamos dando um apoio estratégico aderindo ao programa de Baleia Rossi mas sim um apoio tático e que seremos no dia seguinte oposição a pauta econômica, o voto em Baleia por cento é mais amplo que nosso partido mas para derrotar Bolsonaro essa é a tarefa central.

Se nosso objetivo é combater e derrotar Bolsonaro isso passa pela derrota de sua linha para a câmara dos deputados e se temos a chance de acabar com Lira no primeiro turno temos que fazer isso declarando apoio a Baleia Rossi já no primeiro turno.

Outro ponto que temos de levar em conta é que com Lira a chance é zero de impeachment do Bolsonaro, aliás o governo joga tudo em Lira tendo isso em conta e a garantia de “poder governar” até 2022 sem risco de processo de impeachment.

O PSOL precisa parar com essa de que posições mais flexíveis podem levar ao fim do partido, isso é pura retórica, pois nosso partido é fundamental para a democracia e a oposição e não está no horizonte o seu fim, pelo contrário as eleições de 2020 demonstraram exatamente o contrário.
Não podemos também cair num erro que consiste em fazer política para dentro, não estamos fazendo política para agradar todos os setores do PSOL, isso não é uma linha política, isso é uma ilusão, estamos fazendo política guiados por um princípio: derrotar Bolsonaro e sua agenda anti-povo.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão