Comuna de Paris 150 anos: a economia

Nos 150 anos da Comuna de Paris, primeira experiência revolucionária liderada pela classe trabalhadora, publicamos artigo de Michael Roberts sobre a política econômica da Comuna.

Michael Roberts 18 mar 2021, 13:27

Tradução: Luciana Genro

Hoje é o 150º aniversário do início da Comuna de Paris. A Comuna (Conselho) foi formada como resultado do que deve ser considerado o primeiro levante e revolução liderada pela classe trabalhadora na história. Essa nova classe foi o produto da revolução industrial no modo de produção capitalista, do qual Marx e Engels falaram pela primeira vez com mais destaque no Manifesto do Partido Comunista publicado em março de 1848.

Antes da Comuna de Paris, as revoluções na Europa e na América do Norte tinham como objetivo derrubar os monarcas feudais e eventualmente colocar a classe capitalista no poder político. Enquanto o socialismo como ideia e objetivo já estava ganhando crédito entre a intelectualidade radical, foram Marx e Engels os que primeiro identificaram a classe trabalhadora como  o agente  de mudança revolucionária, ou seja, aqueles que não possuíam meios de produção exceto sua própria força de trabalho. A Comuna de Paris tornou-se o resultado imediato da guerra franco-prussiana. Essa guerra foi lançada por Luís Bonaparte, sobrinho de Napoleão, que tomou o poder em um golpe após a derrota da revolução de 1848. Ele governou autocraticamente a França nas duas décadas seguintes. Essas décadas foram de excepcional boom econômico para o capitalismo na Europa e na América. As recessões econômicas foram poucas e distantes entre si (1859 e 1864) e relativamente moderadas. Na verdade, a lucratividade atingiu níveis máximos na década de 1850 (alta de 11%), mas depois caiu 4% na década de 1860.

Fonte: T Piketty, https://www.quandl.com/data/PIKETTY/TS6_2-Capital-labor-split-in-France-1820-2010

A França foi transformada de uma economia agrícola atrasada em uma economia industrial de rápido crescimento. Bonaparte lançou uma série de obras públicas e projetos de infraestrutura destinados a modernizar as cidades francesas. Paris emergiu como um centro financeiro internacional em meados do século 19, perdendo apenas para Londres. Tinha um banco nacional forte e vários bancos privados agressivos que financiavam projetos em toda a Europa e no Império Francês em expansão. O Banque de France , fundado em 1796, emergiu como um poderoso banco central.

Sob Bonaparte, o governo francês coordenou várias instituições financeiras para financiar grandes projetos, incluindo o Crédit Mobilier, que se tornou uma agência de financiamento poderosa e dinâmica para grandes projetos na França, incluindo uma linha transatlântica de navios a vapor, iluminação urbana a gás , um jornal e o sistema de metrô de Paris. A França aumentou suas ferrovias em oito vezes e dobrou sua produção de minério de ferro. A população cresceu 10% e muito mais nas cidades que agora se tornaram centros urbanos da nova classe trabalhadora industrial. Em 1855 e novamente em 1867, uma exposição mundial foi encenada em Paris para rivalizar com a anterior Grande Exposição do Poder Industrial Britânico em 1851. E Ferdinand de Lesseps organizou a construção do Canal de Suez.

Mas a política de guerra de Bonaparte e o projeto de redesenhar Paris usando o arquiteto Haussmann foram caros; A dívida nacional da França aumentou consideravelmente. E a indústria francesa viu-se sob crescente competição internacional (isto é, principalmente britânica). Entre 1848 e 1870, o déficit do setor público triplicou. O que David Harvey chamou de “keynesianismo primitivo” começou a perder força. O governo recorreu à monetarização da dívida, ao estilo MMT, na esperança de que isso continuasse a estimular o investimento e o crescimento. Marx chamou isso de “catolicismo” da base monetária , transformando o sistema bancário em “o papado da produção ” e abraçou o que Marx chamou de “protestantismo da fé e do crédito”.

Quedas financeiras ocorreram à medida que o crescimento dos lucros começou a cair. Na verdade, podemos ter uma ideia dos problemas crescentes para o boom capitalista francês no movimento dos preços das ações e dos retornos das ações. Houve uma queda nos lucros na recessão de 1859 e em 1864 e 1868 antes da calamidade da guerra franco-prussiana.

Fonte: Um desafio para otimistas triunfantes? Um índice de blue chips para a bolsa de valores de Paris, 1854-2007, meus cálculos

À medida que a taxa de lucro caiu durante a década de 1860, a partir de níveis historicamente elevados, o crescimento anual dos lucros também diminuiu, com quedas significativas em 1859 e 1864.

A desigualdade de riqueza e renda disparou no momento em que a classe trabalhadora se expandiu dramaticamente. As tensões sociais começaram a se intensificar. Pode-se dizer que foi uma situação semelhante em maio de 1968, após duas décadas de boom econômico sob o governo da presidência gaullista – exceto que, em 1870, a guerra interveio e se tornou o catalisador para a ascensão da Comuna.

Pode-se argumentar que Bonaparte, em sua arrogância, precisava de uma guerra para desviar a luta de classes em casa e precisava restaurar a hegemonia econômica da França na Europa continental. Bonaparte achava que o exército francês era superior à Prússia de Bismarck. Mas ele subestimou terrivelmente o poder econômico e militar alemão liderado pela Prússia. Os franceses foram rapidamente derrotados e humilhados. Bonaparte foi capturado, abdicou e fugiu. O governo burguês republicano tentou lutar, mas acabou negociando um terrível acordo de paz enquanto o exército prussiano sitiava a população faminta em Paris. Foi então que a Comuna de Paris – um conselho de delegados operários dos distritos – surgiu para tomar o poder político em nome da  população.

Este texto  não pode cobrir todos os eventos e temas nos curtos 72 dias que a classe trabalhadora de Paris governou por meio de suas próprias estruturas democráticas, enquanto o governo burguês fugiu para Versalhes e exortou os prussianos a esmagar a Comuna. A Comuna não sobreviveu por muito tempo. Permaneceu amplamente isolada na França e acabou sendo suprimida de forma sangrenta pelas forças do governo de Versalhes.

Os melhores relatos da Comuna de Paris são o de Communard Lissagaray, a História da Comuna de Paris, traduzido por Eleanor Marx e publicado em 1876. https://www.marxists.org/history/france/archive/lissagaray/index.htm e, claro, a Guerra Civil na França, o próprio relato de Marx escrito logo depois que a Comuna foi esmagada. https://www.marxists.org/archive/marx/works/1871/civil-war-france/ . E o marxista belga Eric Toussaint fez um excelente relato moderno das maquinações econômicas do Banque de France e da Comuna aqui. La Commune de Paris, la banque et la dette (cadtm.org)

Portanto, neste breve texto , vou apenas oferecer algumas observações sobre as políticas econômicas da Comuna. O mais importante foi o fracasso em assumir as alavancas financeiras do capital, em particular, o Banque de France. Dez anos após o esmagamento da Comuna, Marx argumentou que a Comuna poderia muito bem ter sobrevivido se o Banque de France tivesse sido conquistado. “ Além de ser simplesmente o levante de uma cidade em circunstâncias excepcionais, a maioria da Comuna não era de forma alguma socialista e não poderia ser. Com um pouco de bom senso, porém, ela poderia ter obtido de Versalhes um compromisso favorável a toda a massa do povo – o único objetivo alcançável na época. 

Na verdade, o maior medo que o governo de Versalhes tinha em relação à Comuna era a perda dos fundos do Banque . Lissagaray observa: ” Todas as insurreições sérias começaram agarrando a coragem do inimigo, a caixa registradora. A Comuna é a única que se recusou. Permaneceu em êxtase diante do dinheiro da alta burguesia que tinha em mãos .”

E Engels em sua introdução à reedição de A Guerra Civil na França em 1891: “muitas coisas [foram] negligenciadas que, de acordo com nossa concepção hoje, a Comuna deveria ter feito. O mais difícil de compreender é certamente o santo respeito com que se parava diante das portas do Banque de France. Além disso, foi um grave erro político. O Banco nas mãos da Comuna valia mais de dez mil reféns. Isso significaria  que toda a burguesia francesa pressionaria  o governo de Versalhes para fazer as pazes com a Comuna. ”

Banque de France

Por que os líderes da Comuna não assumiram o controle do Banco? Bem, a maioria dos delegados da Comuna não eram socialistas, mas democratas republicanos. A ala socialista era uma minoria. E dentro dessa minoria socialista, os marxistas eram uma minoria ainda menor. A maioria dos socialistas eram proudhonistas. Eles viam o socialismo vindo do controle monetário, ou seja, através do uso do crédito. O homem encarregado das finanças da Comuna, Charles Beslay, amigo de Proudhon, tinha uma fé cega nos bancos e nas finanças em geral. Ele era membro da Primeira Internacional desde 1866 e tinha uma grande influência na Comuna. Beslay tinha um passado como capitalista, já que tinha sido  dono de uma oficina que empregava 200 funcionários.

Charles Beslay

O vice-governador do Banque e monarquista De Ploeuc comentou: “O Sr. Beslay é um daqueles homens cuja imaginação é desequilibrada e que se deleita com a utopia; ele sonha em conciliar todos os antagonismos que existem na sociedade, os patrões e os trabalhadores, os senhores e os servos ”. Beslay confirmou seu proudhonismo em ação: “Um banco deve ser visto sob um duplo aspecto; se ele se apresenta a nós sob seu lado material por seu dinheiro e suas notas, ele também se impõe por um lado moral que é a confiança. Tire a confiança, e a nota é apenas uma atribuição . ” Beslay atacou os marxistas: “ O sistema da Comuna e o meu se traduzem nesta palavra sagrada: ‘respeito pela propriedade, até sua transformação’. O sistema do cidadão Lissagaray resulta nesta palavra repulsiva: espoliação “ .

Além disso, os mecanismos financeiros são muito complicados para serem entendidos pelo cidadão comum, ou mesmo por políticos, e devem, portanto, ser reservados a especialistas ou mesmo experts. A atitude do principal líder da Comuna, Rigault, era que “ questões de negócios, crédito, finanças, bancos […] precisavam da ajuda de homens especiais, que só podiam ser encontrados em um número muito pequeno. no Município. […] Além disso, as questões financeiras […] não são […] vistas como os problemas essenciais do momento. No futuro imediato, tudo o que importa é que o dinheiro entre. ” Em vez de destituir o assustado Rouland, governador do banco, e assumir o controle dos enormes fundos que o banco mantinha, Beslay permitiu que Rouland ficasse no cargo e apenas pediu fundos suficientes para pagar aos Guardas Nacionais que defendiam Paris. Rouland gentilmente permitiu que Beslay ingressasse no conselho do banco como “delegado da Comuna”, onde Beslay agiu para garantir sua independência do controle e das demandas da Comuna.

Banque de France Governador Rouland

Em vez de querer assumir o controle, Beslay fez de tudo para manter a integridade do Banque de France e garantir sua independência. O resultado foi que durante os setenta e dois dias da sua existência, a Comuna recebeu apenas 16,7 milhões de francos para as suas necessidades: os 9,4 milhões de bens que a Comuna já tinha por conta e 7,3 milhões emprestados pelo Banco. Ao mesmo tempo, o Banque enviou ao governo de Versalhes 315 milhões de francos de sua rede de 74 agências!

O dinheiro que a Comuna conseguiu foi geralmente bem utilizado. Cerca de 80% foram em defesa de Paris, mas também houve distribuição de renda para as partes mais pobres da cidade. A Comuna introduziu um sistema tributário progressivo, reduzindo o imposto municipal para os mais pobres em 50% e introduzindo impostos mais altos sobre as empresas. Os proprietários foram forçados a reembolsar os aluguéis dos últimos nove meses e os futuros foram suspensos. Houve uma moratória para todas as dívidas, que agora poderiam ser pagas em três anos sem juros.

Mas o fracasso em assumir o Banque foi o calcanhar de Aquiles do progresso da Comuna. E o conselho do Banque sabia disso. Temiam que houvesse uma “ ocupação do Banco por parte do Comitê Central, que ali poderia instalar um Governo de sua escolha, fazer com que as notas fossem produzidas sem medida ou limite e, assim, ocasionar a ruína do estabelecimento e do país. ”E outro membro do conselho industrial afirmou que“ o Conselho não pode […] expor o Banco a ser saqueado. O mal seria irremediável e a destruição dos valores da carteira e da cobertura  dos depósitos constituiria uma calamidade terrível, porque é uma grande parte da fortuna pública. ”

Se o Banco tivesse sido tomado , Versalhes teria sido privado de fundos para derrotar a Comuna, uma vez que detinha uma carteira de valores estendidos para 899 milhões de francos, dos 120 milhões de francos em títulos. depositados como garantia de adiantamentos e 900 milhões de francos em títulos em depósito. Em vez disso, Beslay seguiu as instruções do governador do Banque e permitiu que o Banque enviasse dinheiro para Versalhes, enquanto o vice-governador dava a ordem de baixar todos os títulos para os porões e, em seguida, assorear a escada de acesso.

Dois anos após o esmagamento da Comuna, Beslay resumiu sua ação em uma carta ao diário de direita Le Figaro , publicada em 13 de março de 1873: “Fui ao Banco com a intenção de protegê-lo de qualquer violência, e estou convencido de que mantive em meu país o estabelecimento, que foi nosso último recurso financeiro . ” A Comuna foi finalmente esmagada em maio de 1871, com cerca de 20.000 comunards mortos, 38.000 foram presos e mais de 7.000 deportados. Beslay foi liberado e se mudou para a Suíça. Cerca de 45 anos depois, após outra revolução desencadeada pela guerra e uma derrota para a classe dominante, Lenin relembrou esta lição da derrota da Comuna de Paris: “Os bancos, como sabemos, são centros da vida econômica moderna, os principais centros nervosos da todo o sistema econômico capitalista. Falar em “regular a vida econômica” e ainda assim fugir da questão da nacionalização dos bancos significa demonstrar a mais profunda ignorância ou enganar o “as pessoas comuns” com palavras floreadas e promessas grandiloquentes com a intenção deliberada de não cumprir essas promessas.”


Publicado originalmente no blog The Next Recession, de Michael Roberts.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão