Nem vírus, nem fome: vacinas, renda e lockdown nacional!

Bolsonaro debocha do Brasil enquanto o colapso sanitário toma o país. É preciso lockdown, renda e vacinas para salvar vidas.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 3 mar 2021, 20:30

O Brasil mergulhou no auge do colapso sanitário. O recorde de óbitos registrados num único dia montou à marca de 1910 brasileiros hoje. O aumento do contágio e das mortes é visível desde o início do ano. O país mantém uma média de mil mortes diárias nos últimos 40 dias. Não é um exagero, portanto, comparar essa situação com uma guerra.

Especialistas indicam que a expectativa de vida do brasileiro deve regredir em dois anos: o maior retrocesso da série histórica. Abundam os alertas da ciência de que a situação é crítica e de que é iminente um colapso do sistema de saúde nacional. O neurocientista Miguel Nicolelis resumiu a situação, declarando à CNN que apenas um lockdown geral poderia salvar o país do desastre completo. Diante do caos, impõe-se o lockdown nacional com garantia de renda emergencial e de uma campanha de vacinação em massa.

O pior momento da pandemia

Enquanto Bolsonaro debocha da pandemia em seus comícios pelo país e almoços com gargalhadas e leitões, o Brasil vive o pior momento da pandemia. Como previram muitos epidemiologistas, a situação vista em Manaus e no Amazonas em janeiro começa a replicar-se pelo país. Nos estados da região Sul, diversos municípios começam a ver a ocupação de UTIs chegar a 100% e crescerem as filas de espera por leitos de terapia intensiva. Araraquara (SP) segue em lockdown após ver o sistema de saúde colapsar e a nova variante alastrar-se. Há diversos outros exemplos da gravidade da situação em todo o país.

Como consequência, começam a aumentar os relatos de falta de oxigênio e de insumos. Também aumentam as mortes à espera de leitos, seja por covid-19 ou por outros casos graves. Só se alcançou esse cenário pela ação criminosa do governo Bolsonaro, em seus ataques ao isolamento, às medidas preventivas e à incapacidade de organizar uma campanha de vacinação digna do nome. Há um verdadeiro genocídio de brasileiros em curso.

O Brasil paga por Bolsocaro

Uma colagem de cartazes em São Paulo, nessa semana, chamou a atenção da imprensa. A iniciativa mostrava a inflação generalizada e o aumento do custo de vida das famílias trabalhadoras, com os preços exorbitantes dos alimentos, combustíveis e alugueis.

A alta nos combustíveis e as respostas demagógicas de Bolsonaro aos caminhoneiros, que ameaçam realizar greve, desnudaram igualmente a crise da Petrobrás, saqueada e totalmente submetida aos ditames de fundos transnacionais e de especuladores. O recuo anunciado de 4,2% no PIB de 2020 dá a medida de uma crise que deve aprofundar-se nos próximos meses. Enquanto o país empobrece, Flávio Bolsonaro gargalha do país, comprando uma mansão de R$ 6 milhões uma semana após o STJ proibir a utilização da quebra de sigilo bancário e de outras provas em seus processos.

O Brasil está devastado: é preciso lutar

Enquanto o país é destruído, as famílias empobrecem e a pandemia segue descontrolada, faz falta uma oposição altiva e presente para enfrentar o caos e os crimes do governo Bolsonaro contra as vidas do povo brasileiro.

Esse é um momento de unidade de ação para enfrentar as ameaças golpistas e os ataques à saúde pública, aos direitos e às liberdades democráticas promovidas por Bolsonaro. A oposição está muito aquém na resposta social e política: seus principais líderes não tomaram a mobilização como eixo – seja nas lutas de rua com os antifascistas no ano passado, seja nos panelaços e carretadas desse ano. Foi um pequeno passo, mas importante, a conformação de um comitê popular unitário para enfrentar a pandemia, em Porto Alegre: PSOL, PT e PCdoB, junto com as entidades de base, com centenas de aderentes, articularam para trabalhar um manifesto com posições necessárias para a conjuntura. É um pequeno exemplo para ser pensando nas cidades.

Partidos, centrais e sindicatos, organizações da juventude, movimentos sociais da cidade e do campo deveriam romper o rotineirismo para apoiar os trabalhadores da linha de frente e enfrentar a política de destruição nacional do governo.

É hora de lutar por:

Lockdown nacional imediato e fechamento das escolas para conter o contágio e as mortes;

Campanha de vacinação em massa já, exigindo dos governos a compra de vacinas e o investimento para a aceleração da produção nacional;

Garantia de renda emergencial para as famílias trabalhadoras poderem proteger-se do contágio, com a renovação dos 600 reais, crédito para os pequenos e médios empresários, especialmente os ligados ao setor de serviços, além da isenção das cobranças das taxas de luz e água. 


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão