PEC 186: dois a zero para o movimento social, mas o jogo continua

Política neoliberal de Guedes e Bolsonaro avança suas garras contra as funções sociais de Estado.

Glória Tavares, Ricardo Souza e Rui Muniz 1 mar 2021, 13:36

Nas últimas semanas, diante do prolongamento da pandemia e das recentes vitórias do governo nas presidências da Câmara e do Senado, busca retomar a agenda de austeridade fiscal e os retrocessos aos direitos sociais. Após a rápida aprovação da “Autonomia” do Banco Central, a política neoliberal de Guedes e Bolsonaro avança suas garras contra as funções sociais de Estado por meio da Pec Emergencial e da Reforma Administrativa.

Apesar do nome, este projeto é do segundo semestre de 2019, logo depois da aprovação da reforma da Previdência, como parte do “Plano mais Brasil”, ou seja, anterior a pandemia e a qualquer projeto de Auxílio Emergencial. Sua intencionalidaeera avançar em uma contrarrevolução neoliberal do Estado Brasileiro, por meio 3 propostas emendas constitucional (186,187 e 188) que levariam à criação de gatinhos de redução de salário de servidores; fim de fundos públicos como o Fundeb e à desvinculação dos percentuais mínimos do Orçamento das políticas sociais Educação e da Seguridade( que inclui Saúde Assistência e Previdência).

O “Plano Mais Brasil” não avançou por medo do avanço dos “ventos andinos” das revoltas no Chile na Bolívia que levariam um ano depois a derrota nas urnas do golpe contra Evo Morales e ao plebiscito constituinte no Chile para revogar as reformas neoliberais sonhadas por Guedes aqui.

Com o ano de 2020, o alastramento da pandemia e as eleições municipais ganhamos tempo, porém enfrentamos uma conjuntura ainda mais complexa, com o governo que deliberadamente dissemina o coronavírus, em quase um ano com 250 mil mortes, ao impor o negacionismo, a não garantia de isolamento e nem de vacinação para todos. Por esforço da oposição foi aprovado um auxílio emergencial de 600 reais mas não foi acompanhado de outras medidas como o lockdown para impedir o alastramento do vírus.

Chegamos à 2021 na fase mais grave da pandemia e a movimentação do governo é requentar a PEC “Emergencial” agregando elementos das três que compunham o plano mais Brasil e chantagear à população: ou auxílio ou orçamento para Educação e para à Saúde.

Se não estivéssemos em tempo de pandemia seria um absurdo retrocesso por si, mas com à necessidade de compra de insumos, pesquisa ,produção e distribuição de vacinas fica evidente que o governo quer gastar esse recurso com o auxílio e inviabilizar a imunização.

A Pec também tenta antecipar à Reforma Administrativa , ao propor inicialmente o congelamento de concursos e progressões salariais, a redução de salário em 25% dos servidores e servidoras municipais, estaduais e federais. Tudo em nome da Austeridade Fiscal e o pagamento de Juros e Amortizações da Dívida Pública.

Com a pressão das categorias e suas entidades foi retirada a redução de 25% e a desvinculação do orçamento das áreas sociais. Duas importantes vitórias da luta, apesar das dificuldades impostas pela pandemia. Há inclusive uma movimentação no Senado para apenas aprovar à renovação auxílio, sem contrapartidas de ajuste fiscal, o que tem levado inclusive Paulo Guedes e ameaçar sair do governo( e provavelmente assumir à presidência do “Banco Central Autônomo até 2024).

De fato a confusão é proposital, inclusive no nome do projeto. Tivemos algumas vitórias fundamentais em desidratar a PEC do governo. mas apenas com mobilização e independência de classe teremos condições de derrotar o plano de austeridade por inteiro. Temos que nos armar de todas as táticas possíveis, apesar da pandemia, o funcionalismo tem sido vanguarda nesta luta, que de forma alguma deve ser vista de forma corporativa, mas pela manutenção das funções sociais de Estado e dos direitos conquistados. Há indicativo de greve geral da categoria dia 25 de março, a ser amplamente construído. Para sanar essa pandemia será necessário fortalecer o serviço público, não o contrário e o que de fato é emergencial neste país é o Lockdown com Auxílio, Vacinação em Massa e Fora Bolsonaro


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão